Cotidiano

Mais de 200 pacientes são beneficiados com projeto de telemedicina

Os atendimentos ocorrem na Unidade Básica de Saúde Pricumã, de segunda a sexta-feira

Um total de 208 pacientes da rede municipal de saúde já foram beneficiados pelo projeto Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete), que disponibiliza sete especialidades de atendimentos.

As especialidades ofertadas pelo projeto são: Cardiologia Clínico Adulto; Endocrinologia Clínico Adulto; Pneumologia Clínico Adulto; Psiquiatria Clínico Adulto; Reumatologia Clínico Adulto;  Neurologia Clínico Adulto e Neurologia Pediátrica.

O projeto implantado em março deste ano pela Prefeitura de Boa Vista, é em parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional no Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS).

Segundo o superintendente em exercício de Atenção Primária, André Luiz de Souza Cruz, a ideia é reduzir a lista de espera de pacientes em diversas especialidades médicas, sem que haja necessidade de deslocamento a outras cidades.

“Com esse atendimento na própria rede, conseguimos diminuir o tempo de espera, além do que, a consulta online na própria cidade contribui para o conforto do paciente e o diagnóstico e tratamento mais rápido”, esclareceu.

Entre as especialidades mais procuradas estão: cardiologia, com 96 atendimentos; endocrinologia, com 35; neurologia adulto, 34; psiquiatria, 16; neurologia pediátrica, 7; pneumologia, 14 e reumatologia, 6.

Geovane Ezequiel, de 18 anos, vinha procurando um diagnóstico de um especialista há algum tempo. E por meio do projeto em telemedicina, passou pela consulta online com pneumologista, na tarde desta terça-feira, 20.

“Estou com problemas no pulmão, mas preciso saber o diagnóstico. Então me agendaram para o atendimento online e com o acompanhamento do médico da unidade”, disse o jovem.  

Os atendimentos ocorrem na Unidade Básica de Saúde Pricumã de segunda a sexta-feira, conforme demanda e disponibilidade do hospital de referência, e são agendados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde, com os encaminhamentos que são enviados pelas UBS.