Cotidiano

Mais de 5 mil pessoas devem visitar cemitério municipal

Diocese de Roraima realizará várias missas nos dois cemitérios de Boa Vista; acompanhe a programação

Aproximadamente 5 mil pessoas devem passar pelo cemitério municipal Nossa Senhora da Conceição, na rua Doutor Paulo Coelho, no bairro São Vicente, zona Sul, neste feriado de Finados, conforme a administração do local. Serão realizadas ao longo do dia missas em homenagem a entes ou parentes, costume realizado pelos cristãos. Mais cedo, foram realizadas as missas às 06h e 09h. Quem não pode comparecer nestes horários poderá ir à cerimônia das 17h. Também haverá cerimônia religiosa no cemitério particular Campo da Saudade, no bairro Centenário, zona Oeste, às 07h, 10h e 17h.

Mesmo sendo feriado, o cemitério irá abrir no horário normal de funcionamento, das 8h às 18horas. Para facilitar a localização dos túmulos é importante que os visitantes informem à administração a data de sepultamento.

FERIADO –
 O feriado de Finados, 2 de novembro, é uma das datas mais importantes entre os rituais religiosos da tradição cristã católica. O objetivo principal é relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram. Bem como, para os católicos, rezar pela alma deles, haja vista que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação.

Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido, na Idade Média, como “Dia de Todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos”, comemorado no dia 1º de novembro. A celebração é tão antiga que não existe exatamente uma data na qual foi iniciada.