Cotidiano

Mais de 600 atendimentos foram feitos pela Patrulha Maria da Penha 

A Guarda Civil Municipal faz rondas diárias e disponibiliza um número de telefone exclusivo para atender vítimas 24h por dia

O programa Patrulha Maria da Penha fez 638 atendimentos no primeiro semestre 2021, por meio de um trabalho em parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e o Tribunal de Justiça de Roraima em 2016. As ações ocorrem diariamente para atender vítimas de violência doméstica e garantir o cumprimento das medidas protetivas deferidas pelo Poder Judiciário.

A Guarda Civil Municipal (GCM) faz rondas diárias para que as vítimas se sintam mais seguras e possam contar com o apoio da guarnição, que disponibiliza ainda 24 horas por dia um número de telefone exclusivo para qualquer eventual necessidade.

O acompanhamento às vítimas não tem duração definida e o ciclo só se encerra quando não há mais necessidade, seja pela declaração expressa da vítima ou pela constatação da equipe da patrulha, de acordo com as circunstâncias do caso.

“Esse trabalho é essencial para o apoio das mulheres, impedindo que os agressores ofereçam risco à vida. A Patrulha Maria da Penha faz com que a medida imposta pelo juiz seja efetivamente validada”, pontuou a GCM Jessyka Pereira, integrante da Patrulha Maria da Penha.

Bairros com maior número de atendimentos

De acordo com dados da patrulha, a maior incidência de casos é ocorre na zona oeste da cidade. Os setores com maior demanda de fiscalização da Patrulha são: São Bento, Senador Hélio Campos e Cidade Satélite. Em 2020 foram 1.607 atendimentos às mulheres.