Cotidiano

Medicamento ocitocina estaria em falta na maternidade

A Sesau informou, por meio de nota enviada à redação, "que não procede a informação de proibição de acompanhante durante o parto"

Familiares de grávidas internadas na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, procuraram a FolhaBV para denunciar que na unidade de saúde estaria em falta o medicamento Ocitocina. Outra preocupação de parentes, é que na maternidade não está sendo cumprida uma lei federal que obriga a presença de acompanhante junto a parturiente, durante o trabalho de parto.

“Já tem umas semanas que tem acontecido. Está faltando uma medicação chamada ocitocina, que é usada em todos os partos, tanto normal quanto cesariana, para fazer a prevenção de hemorragia pós-parto”, afirmou um familiar, que pediu para não ser identificada.

“Minha amiga ganhou neném hoje e só tenho a agradecer a Deus que não houve complicação com ela e nem com a criança. Mas eu estava preocupada porque não usaram o medicamento ocitocina para fazer uma indução do trabalho de parto, porque o uso está restrito. Tem poucas unidades na maternidade, e ela viu sendo prescrito para outra grávida. Isso é muito grave, porque essa medicação nunca deveria faltar, em hipótese nenhuma em uma maternidade. Aumenta muito as chances de as mulheres morrerem de hemorragia pós-parto”, comentou.

Cartaz afixado em um dos corredores da maternidade (Foto: Divulgação)

Outra situação apontada por ela, é que não estaria sendo cumprida a lei federal de acompanhante. “Os profissionais na maternidade não deixam entrar quando a mulher é internada para parir, somente quando vai para sala de parto. Eles alegam essa situação por conta da pandemia. Não conheço nenhuma maternidade em Manaus ou outras capitais que estão isso, o que eles fizeram é: entrar um acompanhante e ficar até o final da internação, mas sempre obedecendo a lei”, ressaltou.

“Como pode isso, a mulher grávida é internada numa maternidade e não pode ter um acompanhante, para dar um suporte em um momento em que ela precisar, como sentir dor, ou precisar de algo”, questionou.

Lei federal que dispõe sobre a presença de acompanhante durante o período de trabalho de parto (Foto: Reprodução)

OUTRO LADO – A Sesau (Secretaria de Estado de Saúde) enviou nota à redação. Confira na íntegra:

“A direção do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth informa que não há falta de Ocitocina, medicação usada para indução do parto e prevenção de hemorragia, na unidade hospitalar.

E que não procede a informação de proibição de acompanhante durante o parto.

É importante destacar que todas as pacientes têm direito a acompanhante de livre escolha, na sala de parto.

No entanto, na sala de pré-parto, onde ficam várias pacientes juntas, para resguardar a privacidade delas, é permitida apenas a presença de acompanhantes femininas”.