Cotidiano

'Minha vida não se resume ao câncer', diz Tuti três meses após diagnóstico

Vereadora Tuti Lopes (PL), de 39 anos, está em tratamento contra um câncer nos ovários; à Folha, ela falou sobre trabalho, maternidade e fez reflexões

“A minha vida não se resume ao câncer. Minha vida é muito mais do que isso. Sinto como se eu tivesse a missão de dar força a todos que estão enfrentando o mesmo diagnóstico, e para essas pessoas, eu diria que não se entreguem. Lutem!”. A afirmação é da vereadora Tuti Lopes (PL), diagnosticada com câncer nos ovários em outubro passado. Ela completou 39 anos na sexta-feira (13).

À Folha, a vereadora revelou que a notícia sobre o diagnóstico foi “um baque” e que o apoio que vem recebendo tem sido um sustento nesta fase. Ela segue na coordenação das atividades de seu gabinete, mas de forma virtual.

LEIA TAMBÉM:

“A gente nunca pensa que vai passar por uma situação dessas. Principalmente eu, que sempre cuidei da minha saúde, tive uma vida regrada, sem extravagâncias ou vícios. Receber a notícia é um baque […] Minha família tem sido meu alicerce. Minha irmã Ghorete, que não sai de perto de mim, cuidando de tudo. Meu pai sempre presente, meu amigos que não me deixam me sentir sozinha. As demonstrações de empatia e carinho das pessoas tem me dado muito força, até pessoas que eu nem conheço”, disse.

Em novembro, 18 dos 23 vereadores e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), rasparam totalmente o cabelo em apoio à parlamentar – a maioria deles nunca havia feito isso na vida. A homenagem aconteceu em uma sessão solene simulada, no plenário da Câmara Municipal. 

“Aquilo para mim foi muito além de um corte de cabelo, foi o resultado do que plantei no coração de cada um. Ali eu vi que eu estava no caminho certo como pessoa. Eu me senti extremamente feliz e grata! Foi uma demonstração grande de amor ao próximo da parte deles e me marcou bastante”, afirmou.


Vereadora já está em tratamento e raspou os cabelos – Foto: Arquivo pessoal

Mãe do Antônio, de 9 anos, Tuti diz que tem “a felicidade de ter pessoas que são anjos” para ajudar nos cuidados com o filho, em especial a sobrinha Márcia. Com sentimento de gratidão, ela afirma que é preciso viver cada momento.

“Meu sentimento é de gratidão pelos meus 39 anos. Como disse, vivam cada minuto sentindo o dom da vida, o ar entrando nos seus pulmões e procurem dar o melhor de si para vencer mais esta etapa. A vida é o hoje e sejamos gratos por isso!”, finalizou.