Cotidiano

Moto Clubes se unem para doar sangue e sensibilizar a população

Dia 25 de novembro comemora-se o dia do doador de sangue

Em comemoração ao dia Nacional do Doador de Sangue, dia 25 de novembro, 16 Motos Clubes do Estado vão se reunir neste sábado, 27, no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) para doar sangue e alertar a população a também fazerem doações. 

No dia 25 de novembro comemora-se o dia do doador de sangue, com objetivo de agradecer aos doadores por ser ato de solidariedade. Além de sensibilizar a população a se tornar um doador.

Janus Moreira, 45, integrante do Moto Clube AMM (Adventist Motorcycle Ministry), explica que a meta é doar 80 bolsas de sangue. Além de incentivar as pessoas a doarem. “Esse projeto teve início no ano passado ainda no primeiro ano do Moto clube AMM, mas a gente reuniu também todos os outros moto clubes para fazer parte desse movimento. Em 2020 nós fizemos 72 coletas, e esse ano nós queremos atingir a meta do Hemocentro, que é coletar 80 bolsas de sangue. Além de doarmos, queremos incentivar a população a também fazer essa ação”, relata ele.


Juliane Uchoa é gerente de captação do Hemoraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A gerente da captação de doadores do Hemoraima, Juliane Uchoa, diz que as campanhas para doação de sangue são de fundamental importância para que o estoque não fique em níveis baixos.

“O estoque do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima vive constantemente em nível inadequado por conta da demanda que a unidade, no qual abastece todas as unidades hospitalares do Estado, e com isso a reposição não acompanha. As campanhas são de suma importância, porque através delas nós conseguimos números significativos de bolsas”, frisa a gerente.