Cotidiano

Operação Acolhida pretende desativar abrigos menores em outubro

Datas e nomes dos abrigos serão divulgados no final do planejamento, de acordo com o general Antonio Manoel Barros

Com as restrições de entrada no país por conta da pandemia do coronavírus, o fluxo de venezuelanos na fronteira com o Brasil diminuiu e desafogou o trabalho nos abrigos da Operação Acolhida. À FolhaBV, o coordenador da Força tarefa, general Antonio Manoel Barros, informou que acampamentos menores serão desativados e os imigrantes remanejados a partir de outubro deste ano.

O plano de remanejamento ainda está sendo elaborado. O nome dos abrigos e datas das transferências devem ser divulgadas em breve, de acordo com Barros.

“Nós estamos com demandas diferentes, então estamos fazendo vários remanejamentos nos abrigos e vamos diminuir alguns. Se a fronteira abrir, nós também estamos considerando isso. Entra o plano de contingência, que vai desde reativar abrigos, até a construção de novos”, disse o general.

A interiorização dos venezuelanos, que por conta da pandemia tem uma média/mês de 1200 pessoas atualmente, continua sendo prioridade. Hoje, há cerca de cinco mil imigrantes abrigados, informou Barros.

LEIA MAIS