Cotidiano

Pacientes com sintomas de Covid-19 reclamam de atendimento em UBS

Várias pessoas reclamaram à Folha que os médicos dos postos de saúde da prefeitura somente fornecem a receita médica e recomenda que os pacientes cumpram isolamento social

Tem sido cada vez mais frequente pessoas com supostos sintomas de Coronavírus (Covid-19) irem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pela Prefeitura de Boa Vista, buscarem atendimento médico e saírem de lá somente com receita médica. 

Pacientes procuraram a Folha para relatar ainda que os médicos do município apenas prescrevem os medicamentos, que deveriam ser ofertados pelo município, além de não solicitarem o exame para covid-19 e ainda pedem que as pessoas fiquem em casa para cumprirem isolamento social. 

Uma mulher, que não se identificou, relatou que passou por essa situação ao ir na UBS do bairro Caranã, na zona oeste da Capital, na última segunda-feira (18). De acordo com ela, o médico teria pedido que assinasse um termo de responsabilidade para que ela cumprisse o isolamento e teria dito que, se descumprisse a recomendação, poderia ser presa. Fora isso, ainda não houve a solicitação de exame para detectar a Covid-19.

“Como é que o médico pode me passar um tratamento para coronavírus e pedir para que eu fique em isolamento total se ainda nem sequer fiz o teste e não se sabe se realmente estou com a doença? E ainda por cima dizer que posso ser presa? Eu tenho uma filha de dois anos, eu tenho família. E se eu estiver somente com uma virose? Como vou ficar esse tempo todo em isolamento? De que adianta a prefeitura dizer que tem postos de saúde abertos se quando vamos lá, não tem atendimento adequado?” questionou a denunciante.

Outra paciente, de 49 anos, que também não quis se identificar, também disse que foi a um posto de saúde no bairro Equatorial, já que estava com sintomas da doença a cinco dias. Porém, a denunciante, que é diabética, teria preenchido somente uma ficha, fornecida pelo médico de plantão, e recebeu somente a receita médica.

“Eu acho que o certo era o médico ter pedido para fazer esse tal teste lá mesmo no posto, mas não teve como. Tem muita gente vinda ao postinho do bairro passando mal e buscando atendimento”, frisou a mulher.

PREFEITURA – A equipe Folha BV entrou em contato com a prefeitura questionando por que não está sendo fornecido os medicamentos para as pessoas com supostos sintomas de covid-19. Por meio de nota, o município informou que Boa Vista segue o protocolo do Ministério da Saúde para a Atenção primária, e que até hoje esse protocolo recomenda medicamentos sintomáticos para febre e dor, dependendo do quadro de síndrome gripal, mas isso é uma conduta médica, somente o médico que prescreve.

 

Sobre previsão de normalizar o fornecimento de medicamentos, respondeu que a rede municipal não tem falta de medicamentos que usualmente são prescritos pelos médicos na sua rotina.

 

Com relação a falta de oxímetro, aparelho que verifica o nível de oxigênio no sangue do paciente, e, um dos principais sintomas da covid-19, a falta de ar, a prefeitura esclareceu que os postos estão equipados com o oxímetro e a medição é realizada quando o profissional médico ou enfermeiro detecta alterações que justifiquem sua utilização, como os casos em que o paciente apresenta desconforto respiratório.

 

Disse também, sobre os testes rápidos para covid-19 são realizados apenas pelo médico e só pode ser realizado quando o paciente já se encontra a partir do oitavo dia de sintomas respiratórios. Antes desse prazo, o teste tem baixíssima capacidade de detecção de casos positivos. E em que casos o município solicita o exame para covid-19 explicou que nessa situação o médico avalia o paciente e notifica para fazer o teste e essa conduta segue o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde e deve ser feita em pessoas a partir do oitavo dia de sintomas. Já o PCR é feito a partir do terceiro e sétimo dia de sintomas, esse exame é encaminhado ao Lacen-RR, que devolve o resultado ao município em até 72h.