Cotidiano

“Pra gente, foi um milagre”, diz neto de paciente com Covid-19

A aposentada Raimunda Costa, de 79 anos, é uma das 74 pessoas internadas por conta da doença que receberam alta médica das unidades estaduais de saúde entre os dias 25 e a última segunda-feira (1)

Ao mesmo tempo em que os casos confirmados de Coronavírus (Covid-19) e o número de internados por conta da doença vêm crescendo em Roraima, as informações sobre pessoas que venceram o tratamento hospitalar e seguem para a última fase para a recuperação total em casa cria uma esperança à população. 

A atualização dos dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), divulgada nesta segunda-feira (1), aponta que, 181 pacientes tiveram lata hospitalar, e vão finalizar o tratamento em casa. 

Entre essas pessoas que foram pra casa está a aposentada Raimunda Costa, de 79 anos, que ficou internada por 14 dias e recebeu alta na última quinta-feira (28). 

Neto da paciente, o tecnólogo em agronegócio Guilherme Santos, de 22 anos, conta que a senhora, que possui doenças pré-existentes, começou a sentir sintomas como mal-estar; falta de apetite, falta de ar, tosse e febre há sete dias antes da internação. 

“Quando ela teve falta de ar e passou mal, meu tio e minha tia a levaram imediatamente para o HGR e foi aí que começou o tratamento. Minha avó correu risco de ir para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) porque a saturação do oxigênio dela estava muito baixo. O ideal é que essa saturação fique acima de 95% e tinha dias que ficava na casa dos 85%. Depois disso, percebemos que ela teve uma reação”, relembrou o neto da paciente. 

Agora a aposentada encontra-se na fase final da recuperação, em casa. A tia de Guilherme tem auxiliado a senhora nesse momento e toda a família tem tomado as providências para evitar novos problemas com a doença. Por fim, Guilherme desabafa. “Para a gente, isso foi um milagre, porque vemos tanta gente que não conseguem se recuperar, principalmente idosos. Mas graças a Deus, tivemos essa vitória e ela conseguiu vencer”, encerrou Guilherme.