Cotidiano

Profissionais aprimoram conhecimento sobre processo de ensino

A capacitação aborda o protagonismo da criança no processo de ensino-aprendizagem

A primeira infância está entre os temas abordados na 7ª Semana Pedagógica. Com o objetivo de oferecer as melhores condições de desenvolvimento às crianças no ambiente escolar, 640 cuidadores que atuam nas creches e escolas regulares do município aprimoram o conhecimento sobre o tema.

A capacitação sobre primeira infância direcionada aos cuidadores ocorre até esta quinta-feira, 23. Já a programação da 7ª Semana Pedagógica segue até sábado, 25, no Teatro Municipal.

A primeira infância é fase que vai da gestação aos seis anos de idade, período mais importante para o desenvolvimento humano. A capacitação aborda o protagonismo da criança no processo de ensino-aprendizagem, tema deste primeiro módulo, de quatro que seguem até abril deste ano.

“Apesar de estarmos realizando a sétima semana pedagógica, essa é a primeira vez que tem uma ação focada especialmente na formação dos cuidadores. Este ano, estamos implementando as melhorias das práticas do currículo implantado em 2019, o papel desses profissionais é de fundamental importância nas creches e escolas, é importante que eles entendam o papel deles e como podem contribuir com os cuidados na primeira infância”, destacou o secretário municipal de educação, Arthur Henrique Machado.

Uma das palestras desta quinta-feira abordou a liderança do cuidador e educador e o protagonismo da criança no processo de ensino-aprendizagem, ministrada pelas consultoras de educação infantil do CEIPE/FGV, Márcia Gil e Raquel Oliveira.

“Atuar com a primeira infância exige que o profissional tenha conhecimento e entenda profundamente qual o seu papel no desenvolvimento dessas crianças. E hoje, estamos iniciando essa série de encontros, abordando quem são essas crianças e o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Precisamos investir na infância, além dos cuidados físicos. A ideia é que todos tenham a consciência de todo esse trabalho que está sendo desenvolvido na primeira infância aqui em Boa Vista”, disse.