Cotidiano

Programa de intercâmbio vai selecionar cinco universitários

A prioridade é para estudantes que nunca tenham viajado ao exterior. As inscrições encerram no dia 8 de janeiro

Cinco universitários brasileiros, de 18 a 25 anos, serão selecionados para se unir a participantes da Índia, Indonésia, Tunísia e Nigéria no programa Study of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work, no final do primeiro semestre de 2021. A prioridade é para estudantes que nunca tenham viajado ao exterior.

As inscrições seguem até o dia 8 de janeiro, pelo link: https://bit.ly/34xHasm.

O SUSI for Student Leaders é um período de residência acadêmica em um campus com americanos e tem por objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre os Estados Unidos e ampliar suas habilidades de liderança. A duração é de 5 a 6 semanas. 

Os participantes são expostos a questões globais no contexto do futuro do mercado de trabalho ao examinar tendências econômicas, sociais e educacionais. Por meio de metodologias interdisciplinares, o programa examina o papel de instituições de ensino americanas, especialmente os Community Colleges, na preparação de estudantes americanos para o mercado de trabalho em diversos setores, como negócios, tecnologia, ciências, educação superior, artes e outros. 

Os Institutos também trazem oportunidades para os participantes interagirem com líderes educacionais e de indústria, associações culturais e outros atores-chave. Uma excursão de campo para outra região dos Estados Unidos complementa a residência acadêmica e permite que participantes expandam seus conhecimentos acerca da capacitação técnica nos Estados Unidos.

O programa pode ser executado seguindo o modelo tradicional de programa de intercâmbio pela instituição organizadora, a Foundation for International Understanding Through Students (FIUTS) na Universidade de Washington, em Seattle. Contudo, também pode se tornar um programa virtual, com todas as palestras e atividades adaptadas para ensino síncrono e assíncrono, de acordo com a capacidade técnica da instituição organizadora e condições de acesso dos participantes selecionados. 

O Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais (ECA) tomará uma decisão final sobre o formato e viabilidade do programa na primavera de 2021, de acordo com as condições sanitárias, de segurança e restrições de viagem causadas pela pandemia de COVID-19.