Cotidiano

Projeto estimula recomeço para reeducandos do sistema prisional

Para cada três dias trabalhados, um é retirado da pena, de acordo com a Lei de Execução Penal

Cerca de 50 internos do sistema prisional de Roraima ganharam uma chance de aprender uma nova profissão com o ‘Projeto Renascer’, criado pelo Departamento de Direitos Humanos (DJDHC), da Secretaria de Estado de Justiça e da Cidadania (Sejuc) em conjunto com a Secretaria de Estado de Gestão Estratégica e Administração (Segad).

O projeto, que existe há pouco mais de um ano, é desenvolvido com detentos que apresentam bom comportamento. “Estamos melhorando as instalações e a capacitação dos internos que participam do projeto”, destaca o titular da Sejuc, André Fernandes.

As oficinas funcionam no antigo prédio da garagem do Governo de Roraima, no bairro São Vicente. No espaço, a população pode encontrar serviços como lava jato, mecânica, funilaria ou lanternagem. No caso das churrasqueiras personalizadas e lixeiras, o pedido deve ser feito por meio do número 95 98111-4048.

Fernandes explica que parte do valor é repassado ao interno e outra para custear o próprio projeto, com a compra de matéria prima. No caso da remissão de pena, complementa que para cada três dias de trabalho, um dia é retirado da pena, conforme os artigo 36 e 126 da Lei de Execução Penal, nº 7.210, de julho de 1984.