Cotidiano

'Roraima não tem déficit de médicos', diz secretário de Saúde

Segundo ele, são mais de 800 médicos atuantes no estado

Roraima possui cerca de 800 médicos atuando na saúde do estado de Roraima. De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, o estado não possui necessidade de profissionais para atuar na saúde.

“O profissional médico pode atuar em até dois vínculos, podendo dobrar esse atendimento, partindo do pressuposto que a carga horária médica pode ser de 20 a 40 horas por vínculo. Depois de muito discutir o PCCR dos médicos, foi criado uma carreira de médicos que já foi entregue ao governador e a presidente da Assembleia Legislativa já tomou conhecimento. Trabalhar nesse PCCR fez com que pudéssemos ajustar o salário dos médicos”, ressaltou Lopes.

Apesar desse quantitativo, o secretário disse que em algumas especialidades ainda serão abertos novos seletivos para ampliar o atendimento. “Em áreas como neurologia, cirurgião para cabeça e pescoço, ginecologistas-obstetras, ainda há um aumento da demanda, já que só temos um pronto atendimento em Boa Vista”, comentou.

Segundo Lopes, o contrato com a Coopebras não foi rompido, o contrato acabou e não foi renovado.

“O contrato acabou e o governo não renovou esse contrato no formato de contratações para plantão. É preciso ressaltar que esse contrato é um dos mais bem organizados em serviços prestados para a Sesau, com equilíbrio financeiro em dias, e daí surge a pergunta: Por que encerrar esse contrato? Por que não queremos contratar da mesma forma que 18 anos atrás, quando uma demanda menor, sem atendimentos ao imigrantes venezuelanos, é um formato que funcionava nessa época”, relatou.

Confira a entrevista na íntegra: