Cotidiano

Saúde mental é tema de evento durante o Setembro Amarelo 

A ideia é promover a saúde mental, evitando assim o adoecimento e consequentemente a possibilidade do suicídio

A partir desta quinta-feira (10), a Prefeitura de Boa Vista inicia programação especial, por conta do Setembro Amarelo, quando são realizadas ações de prevenção ao suicídio. Com o tema “Na direção da vida: Saber, agir e prevenir”, o evento irá abordar diversos temas sobre os cuidados com a saúde mental. 

Simbolizada pelo girassol, o tema traz a ideia de valorizar as ações que promovem a saúde mental, como forma de evitar o adoecimento mental e, consequentemente, a possibilidade do suicídio. 

As unidades básicas de saúde são o primeiro acesso dos pacientes. E neste ano, os profissionais de saúde estão recebendo uma capacitação voltada ao atendimento e identificação de casos relacionados à saúde mental.

“A nossa proposta é trabalhar durante todo o ano essa situação em toda a nossa rede, e no mês de setembro fortalecer ainda mais essas ações. É um assunto muito importante e que precisa ser abordado constantemente”, destaca o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.

A programação se inicia neste dia 10 por ser o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e será marcado com o lançamento de um vídeo divulgado nas redes sociais da prefeitura abordando a questão do autocuidado. 

Também a partir desta data, alguns pontos estratégicos da cidade estarão iluminados de amarelo, adequados à iniciativa mundial que visa alertar e conscientizar a população a respeito do suicídio e suas formas de prevenção.

Neste mês será apresentado um webinar (videoconferência), abordando três temas: Autocuidado, com Tayana Sabino, com formação avançada em psicoterapia neuroentregativa; Saúde mental na pandemia, com o psicólogo Wagner Costa e Preconceito em falar sobre saúde mental, com a psicóloga Lidiane Almeida.

Serviços – Além das unidades básicas de saúde, que são a primeira via de acesso dos pacientes com essa patologia, a prefeitura de Boa Vista disponibiliza o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e ainda implantou uma Central de Atendimento Psicológico Emergencial, que vem atuando desde o início da pandemia, auxiliando tanto profissionais de saúde como as pessoas atingidas pela Covid-19. 

Publicidade