Cotidiano

Sem EPIs, Sindicato dos Agentes de Endemias ameaça paralisar

Profissionais que fazem a limpeza da cidade também disseram que estão trabalhando sem máscaras, luvas, álcool em gel e óculos

A cada confirmação de casos de coronavírus em Roraima, aumenta a preocupação e o medo de quem trabalha estando exposto a contrair essa doença, porque não executa a atividade usando equipamentos de proteção individual. Até terça-feira (24), o número de infectados já era de oito pessoas. 

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias de Roraima (Sindacse-RR), Flaviney Almeida Pereira, procurou a Folha para demonstrar sua preocupação com os agentes de combate a endemias.

Ele disse que desde que a prefeitura apresentou o plano de contingência tem buscado uma solução para o problema relacionado às condições de trabalho para os profissionais agentes de combate a endemias.

“Até o momento a prefeitura não providenciou máscaras e nem álcool em gel para os trabalhadores que estão em campo. A realidade é triste, preocupante. Não está dando condições pra gente fazer nosso trabalho. Além disse estão ameaçando os agentes, aqueles que não executarem o trabalho serão penalizados respondendo um processo administrativo”, ressaltou Pereira.

“Se a categoria não for atendida como deve ser e conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde será convocada uma assembleia geral virtual para deliberar uma paralisação compulsória desses trabalhadores e fazer isolamento social deles. A OMS recomenda o isolamento de pessoas de grupo de risco como idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, e a prefeitura insiste em deixar esses profissionais em campo, sem proteção alguma, correndo risco”, afirmou o sindicalista.

LIMPEZA – Trabalhadores que fazem a limpeza das ruas da cidade também disseram à reportagem que estão executando o serviço, mas até o momento sem equipamentos de proteção individual, máscaras, álcool em gel e óculos. “Outro problema é que não recebemos orientações, e sempre estamos aglomerados”, disse um servidor que pediu para não ser identificado.

PREFEITURA DE BOA VISTA – Sobre os agentes de combate as endemias e aos agentes comunitários de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) esclarece, por meio de nota, que está se organizando para que não falte nenhum material, principalmente aqueles que estão em linha de frente dos serviços.

“Essa é uma situação nova e que diariamente o cenário muda, então estamos nos adequando e fazendo todo o possível para atender na medida do possível, principalmente os servidores. No caso dos agentes de combate as endemias, estão trabalhando de sobreaviso em casa até que tenhamos uma definição sobre a atuação desses trabalhadores nesse período de pandemia”, diz trecho da nota.

Quanto aos profissionais que fazem a limpeza urbana, a Prefeitura de Boa Vista informou que não procede, e que todos os colaboradores possuem Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPI e EPC), atendendo ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientes, elaborado por engenheiro e médica do trabalho da empresa terceirizada.

São disponibilizados ainda água e sabão para higienização por ser mais eficiente que o álcool em gel. O Ministério da Saúde não recomenda o uso de máscaras para quem não apresenta sintomas do COVID-19. Reforça ainda que o sindicato da categoria está presente diariamente na empresa verificando as condições de trabalho.