Cotidiano

240 perfis genéticos de detentos foram coletados no ano passado

Do total, 167 já foram enviados ao banco de dados nacional, 40 deles são de mulheres

Técnica difundida principalmente por séries americanas sobre o meio policial, a coleta de perfil genético em Roraima para inclusão em banco de dados atingiu 240 detentos do estado, no ano passado.

Em funcionamento desde abril deste ano, conforme a lei nº 12.654, o objetivo é alcançar todos os apenados que cometeram crimes hediondos como homicídios, latrocínios e estupros e disponibilizar os dados no banco nacional. Até o momento, já foram incluídos 167. Destes, aproximadamente 40 são de mulheres.

O processo é simples e feito pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Roraima. O material é retirado da mucosa bucal do detento e encaminhado ao laboratório onde o perfil genético é extraído. A partir daí, as informações são enviadas para o banco nacional para confronto de amostras em locais do crime ou nos corpos das vítimas.

Segundo Sttefani Ribeiro, diretora geral do setor, havia uma meta estipulada para coleta de 400 perfis genéticos, mas só foram possíveis 60% do total. Mesmo assim, considerou um resultado positivo.

“Nossa meta de 400 foi ambiciosa. Poderíamos alcançar este número, mas tivemos alguns percalços. É o primeiro ano, ainda estamos amadurecendo as rotinas e os procedimentos. Mas como diretor-geral, eu analiso de maneira muito satisfatória o desempenho dos peritos”, disse.

Ribeiro acredita que o método trará resultados significativos às investigações e destaca que em outros Estados, casos com mais de dez anos foram solucionados por meio da genética forense.

“Os resultados já estão aparecendo. O exemplo claro foi da menina “Rachel Genofre”, no Paraná, que foi estuprada, assassinada, esquartejada e colocada dentro de uma mala na rodoviária. O crime ficou insolúvel por onze anos e um apenado de São Paulo teve o perfil genético coletado e foi comparado com a amostra de esperma da época e o DNA deu positivo. Onze anos depois conseguiram solucionar o crime. É uma técnica que já está difundida no mundo inteiro com resultados excelentes. No Brasil, nós já começamos a ter 18 crimes de décadas que foram solucionados por meio da técnica da genética forense, que trouxe à tona os infratores e muitos deles já estavam no sistema penitenciário”, finalizou.

BALÍSTICA FORENSE – Ainda conforme Ribeiro, a partir do ano que vem será implantado em Roraima e no resto do Brasil, o Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) que faz parte do pacote anticrime do governo federal. O objetivo do banco balístico é cadastrar armas de fogo e armazenar características de classe individualizadoras de projéteis e de estojos de munição.

Publicidade