Cotidiano

25 anos da Conferência do Cairo serão lembrados em evento na UFRR

Um dos assuntos a serem analisados é sobre o contexto migratório atual observado no norte do país, sobretudo no estado de Roraima

A Universidade Federal de Roraima (UFFR) sediará, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, a 5ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais. O evento é fruto da parceria entre o Curso de Relações Internacionais da UFFR e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O encontro deste ano vai lembrar os 25 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo, Egito, em 1994.

O debate se concentrará nos temas: desenvolvimento sustentável com equidade para todas e todos por meio da promoção dos direitos humanos e da dignidade; igualdade de gênero e empoderamento; juventudes e direitos humanos na agenda global de desenvolvimento; e saúde sexual e reprodutiva.

Os assuntos serão analisados à luz do contexto migratório atual observado no norte do país, sobretudo no estado de Roraima.

Sobre a CIPD-94

A Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo, Egito, em 1994, representou uma mudança de paradigma na forma como os assuntos sobre população e desenvolvimento passaram a ser abordados.

Até então, preocupava-se apenas com uma explosão populacional, que poderia levar a escassez de alimentos. Boa parte das políticas de controle de natalidade datam deste período.

Após a Conferência do Cairo, 179 países concordaram em colocar o direito de escolha e as liberdades individuais no centro do debate, entendendo os direitos reprodutivos como direitos humanos.

Academia discute contexto migratório atual

A 5ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais contará com a participação de professores do curso de Relações Internacionais e de representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O evento promoverá palestras, apresentação de pesquisas em grupos de trabalho, rodas de conversa, mesa-redonda e workshop.

Também integrará a programação uma mesa sobre Migração e Refúgio na fronteira norte do país, que contará com a presença de representantes de outras agências da ONU que atuam em Roraima, além de representante da Defensoria Pública da União (DPU).

Saiba como participar

As inscrições para participar como ouvinte na Semana Acadêmica de Relações Internacionais deverão ser realizadas por meio de link disponível no rodapé do site: https://sigeventos.ufrr.br/eventos/login.xhtml.