Cotidiano

36 bairros têm alto risco de infestação pelo Aedes aegypti em Boa Vista

Dados do LIRAa de agosto mostram uma redução no risco de transmissão de como dengue, zika e chikungunya

Dados do segundo Levantamento de Índices Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) do mês de agosto mostram uma redução de 13,1% para 4,9% do risco de transmissibilidade das doenças como dengue, zika e chikungunya, que têm o Aedes aegypti como vetor. 

O estudo aponta ainda que 36 bairros classificados com alto risco, 15 como médio e 7 com baixo risco. Estão classificados como alto risco regiões como o São Pedro, 31 de março, Airton Rocha, Nova Cidade, Canarinho, Jardim Caranã, e outros.

Já bairros como  Jardim Equatorial, Nova Canaã, Cidade Satélite, Liberdade e Olímpico estão classificados como médio risco e Jardim Floresta, João Barro, Said Salomão, Murilo Teixeira como baixo risco.

“Comparando os resultados da classificação de risco por bairros, observa-se que no ano de 2021 houve uma diminuição nos bairros classificados como alto risco em relação a 2019”, informou a prefeitura de Boa Vista, em material enviado à imprensa. 

LIRAa

Os resultados do estudo, compilado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), foram concluídos nesta segunda-feira,27.
 
O LIRAa avalia o controle da infestação de mosquitos como o Aedes aegypti. Foram visitados 8.242, sendo que 406 domicílios apresentaram positividade para larvas do gênero Aedes. 

A maioria das larvas do mosquito foram encontradas em casas e comércios (90,4%). Apenas  9,6 % foram encontrados em terrenos baldios
 
Comparando os resultados dos LIRAas de 2019 e 2021 no mesmo período, agosto, observa-se que houve uma redução nos estratos com alto risco. Em 2019 o índice foi de 7,1% e esse ano de 4,9%.
  
Principais criadouros
 
O lixo doméstico ainda é um dos principais focos do Aedes nas residências. Em seguida, depósitos móveis (vasos, frascos, pratos, pingadeiras e bebedouros), depois vem pneus e outros materiais rodantes, depósitos como barril, tanque e poços, entre outros.
 
Ações de controle
 
Os agentes estão diariamente em atividades de bloqueios com educação em saúde, eliminação de criadouros e tratamento, quando necessário, em casos notificados de dengue, zika e chikungunya.
 
A prefeitura reforça à população a importância de receber os agentes em casa e ajudarem a eliminar os possíveis criadouros.
 
Nesta semana, as ações estão concentradas nos bairros São Vicente, Cidade Satélite, Bela Vista e outros. Além das ações de rotina, a prefeitura promove no mês de outubro a blitz educativa “Todos contra a Dengue”.