Cotidiano

398 hidrômetros foram furtados de janeiro a julho

Somente de janeiro a julho de 2019 foram registrados 398 furtos do equipamento

De janeiro a julho de 2019, foram registrados 398 casos de furtos de hidrômetros na Capital, enquanto que em todo o ano de 2018, 290 equipamentos foram furtados.

Com base nesses dados a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) está em diálogo com representantes da Delegacia de Repressão à Crimes contra Administração Pública, para discutir e traçar metas para o combate ao crime de furtos de hidrômetros, responsável por um prejuízo de R$ 60 mil, somente no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o presidente do órgão, James Serrador, a ação dos bandidos tem causado transtornos aos consumidores. “É importante saber que os órgãos de segurança estão atentos para essa onda de furto de hidrômetros que tem causado prejuízo para a Companhia e desconforto para os nossos consumidores que, nestas situações, precisam se deslocar até uma delegacia para registrar boletim de ocorrência e solicitar um novo equipamento”, declarou.

 Conforme ele, a Caer dará todo o apoio aos órgãos de segurança durante as ações de combate ao furto tanto de hidrômetros, quanto de água.

 A delegada de Repressão à Crimes contra Administração Pública, Magnólia Soares, explicou que será firmado um Termo de Cooperação Técnica.

“Nosso intuito é fazer uma parceria e com isto, podemos unir forças, tanto para identificar quem são os consumidores que estão desviando a água e tentar reaver o custo que o estado vem perdendo diariamente”, pontuou.

 COBRE – O hidrômetro é a forma mais justa de se cobrar a fatura de água, pois ele mede o consumo real nas residências, estabelecimentos comerciais e instituições públicas. São alvos dos ladrões, pois possuem cobre na composição.

 Quando o crime ocorrer, os usuários devem imediatamente registrar o boletim de ocorrência e se encaminhar até a Caerr para que os procedimentos sejam realizados.  Em 2017, o prejuízo foi de quase R$ 21 mil.