40 pacientes com câncer aguardam cirurgia - Folha de Boa Vista
ESPERA
40 pacientes com câncer aguardam cirurgia
Suspensão de procedimentos cirúrgicos devido à pandemia afetou alguns casos oncológicos
Por Folha Web
Em 23/07/2021 às 06:02
Governo afirma que está trabalhando para atender a demanda reprimida de cirurgias. (Foto: Diane Sampaio)

Segundo dados da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), atualmente 40 pessoas aguardam na fila para realização de procedimento oncológico pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante a pandemia, as cirurgias foram suspensas, seguindo orientações do Ministério da Saúde, medida que também atingiu procedimentos de pacientes com câncer.

Entre as pessoas que estão na espera está Ramine Damasceno da Silva, de 21 anos, que descobriu um câncer no colo do útero e agora está arrecadando fundos para fazer a cirurgia por conta própria. O procedimento dela foi orçado em R$ 26 mil na rede privada. 

“Eu descobri o câncer quando eu estava gestante de seis meses do meu filho. Na gestação sentia dores muito forte, e quando eu fui na maternidade, o médico desconfiou que poderia ser algo no útero. Após exames, biópsia, ressonância, eu fui diagnosticada com câncer no colo do útero”, explicou Ramine.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento de forma gradativa, seguindo a classificação de risco. O Ministério da Saúde determina que os casos considerados mais graves devem ser operados primeiro.

A gestão afirma que está adotando todas as providências necessárias para acelerar a realização de cirurgias, o que inclui a aquisição de mais insumos, equipamentos e equipe técnica, por meio da contratação de mais profissionais para o atendimento das demandas.

Saiba mais sobre o caso de Ramine:

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
1
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!