Cotidiano

48 mulheres iniciam em outubro curso de formação da PM

Turma foi criada depois que a Justiça considerou inconstitucional o artigo do Estatuto dos Militares de Roraima que limitava em 15% o número de vagas reservado ao público feminino

Após embate judicial, 48 mulheres classificadas no concurso da Polícia Militar de Roraima vão iniciar curso de formação no dia 1° de outubro. O decreto foi formalizado na tarde de hoje (17) durante uma reunião no Palácio Senador Hélio Campos. 

O certame realizado em 2018, previa 340 vagas para homens (85%) e 60 para as mulheres (15%) ao cargo de soldado PM  2ª Classe do Quadro de Praças Combatentes. O Tribunal de Justiça considerou esta limitação de vagas inconstitucional, e após essa decisão, o Governo de Roraima ampliou o número de vagas, com uma turma extra, para atender as mulheres que ficaram de fora por conta daquele item do edital. 

“É muito gratificante, porque lutamos muito desde a publicação do edital e não imaginávamos que seríamos um marco na igualdade de gênero. Hoje seremos a primeira turma de mulheres, e estamos muito felizes. Essa conquista não é só minha, é uma conquista para a Polícia Militar de Roraima, para a sociedade e todas as mulheres em geral,” enfatizou Emily Karoline, de 23 anos, aprovada no concurso. 

Durante a solenidade o governador Antonio Denarium (PP), disse que os próximos concursos não terão mais distinção de gênero.


Antonio Denarium e as próximas integrantes do curso de formação da PM (Foto: Divulgação)

A solenidade contou, também, com a presença do comandante-geral da PM, coronel Francisco Xavier. “As candidatas vão ter uma formação qualificada, não será diferente do curso que está acontecendo agora e formaremos 48 guardiãs da sociedade,” enfatiza.