Cotidiano

50 respiradores mecânicos devem chegar neste domingo

Parte de equipamentos, medicamentos e EPIs são destinados à Área de Proteção e Cuidados (APC)

Neste domingo (31), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deverá receber 25 respiradores mecânicos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid-19) e 25 respiradores mecânicos portáteis.

Essa informação é do secretário da pasta, Olivan Junior. Ele afirmou que, além desses equipamentos, também estarão chegando medicamentos. “Esses materiais já foram embarcados de Manaus, em uma carreta e dois caminhões que devem chegar amanhã [domingo, 31], por volta das 8h”, afirmou.

Olivan Junior informou que os respiradores mecânicos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covd-19) estão sendo enviados pelo Ministério da Saúde, que também está mandando monitores multiparâmetros, equipamento que ficará em cada leito.

O monitor multiparâmetro mostra em tempo real a frequência cardíaca com o traçado de eletrocardiograma, saturação de O2, pressão arterial não invasiva ou invasiva, temperatura em tempo real, frequência respiratória paciente, entre outras funções. 

“Já os respiradores mecânicos portáteis serão instalados em ambulâncias que ainda não possuem esse equipamento. Alguns veículos já têm esse equipamento”, ressaltou o secretário.

MEDICAMENTOS – No carregamento que deverá chegar neste domingo, também estão medicamentos que, segundo o secretário, foram adquiridos com recursos do governo do Estado. 

“São 57 pallets de remédios para a saúde estadual, como azitromicina, claritromicina, ceftriaxona, enoxaparinaentre, entre outros.

“Na segunda-feira iremos lotear esses medicamentos e entregar também para a Área de Proteção e Cuidados, na sua totalidade para abertura dos 80 leitos. Já entregamos para a Operação Acolhida 100% de equipamentos de proteção individual, assim como as unidades estaduais na Capital e interior”, garantiu Olivan Junior. 

“Inicialmente os medicamentos atenderão por 40 dias na Secretaria de Saúde e Hospital de Campanha. Mas, nesta próxima semana receberemos da mesma forma mais medicamentos, para mais 40 dias. O trabalho não pode parar”, ressaltou o secretário. 

CORPO CLÍNICO – “Atingimos, por meio de uma ação judicial, a legalidade para contratar 120 médicos, o que significa que temos a quantidade de profissionais suficientes para a APC, que são 60 médicos. Ou seja, estamos com as demandas muito bem encaminhadas, graças a Deus e ao esforço de todos os envolvidos”, ressaltou o secretário.

TREINAMENTO – O Secretário de Saúde afirmou que está em tratativas com a Universidade Federal de Roraima e com a Operação Acolhida para que esses médicos realizem treinamento específico, o mais rápido, para o atendimento a pacientes com covid-19. “Com tudo bem encaminhado, a partir daí entraremos numa nova fase, acredito eu menos turbulenta, no combate ao coronavirus”, frisou Olivan Júnior