Cotidiano

53 policiais civis, militares e bombeiros foram infectados em RR

A Secom disse informações atualizadas sobre o coronavírus são divulgadas diariamente por meio de cards nas redes sociais do Governo e também no site roraimacontraocorona.rr.gov.br.

Até a manhã desta terça-feira (19), 16 policiais civis testaram positivos para o coronavírus (Covid-19). Entre esses profissionais, quatro são considerados curados, um está internado e os demais de quarentena, em tratamento.

Na Polícia Militar de Roraima (PMRR), até o momento são 23 policiais que testaram positivo para Covid-19. Destes, 9 estão recuperados e 14 ainda estão em isolamento domiciliar. 

No Corpo de Bombeiros de Roraima, 14 militares testaram positivo para a doença, sendo que 7 estão afastados por pertencerem a grupos de risco. 

Essas informações foram repassadas à Folha BV pela Secretaria de Comunicação do Estado que informou, por meio de nota, que no dia 30 de abril a Delegacia Geral de Polícia instituiu o Gabinete Interno de Gerenciamento de Crise, devido à situação de emergência de saúde causada pela pandemia da Covid-19. 

Evolução dos casos em Roraima
Infogram

Esclareceu que, no âmbito do gabinete, a equipe é formada por policiais civis voluntários, que trabalham no agendamento, na aplicação do teste rápido para Covid-19, no monitoramento dos policiais, servidores da União e administrativos e terceirizados que prestam serviço nas unidades policiais e, ainda, em familiares que tiveram contato com o servidor infectado, além da orientação quanto à questão documental administrativa do servidor. 

“Para resguardar os policiais, outras medidas administrativas foram adotadas pela Delegacia Geral, após duas reuniões com o Consupol (Conselho Superior de Polícia), como forma de prevenção ao contágio pela doença”, diz trecho da nota. 

Ainda conforme a Secom, dentre elas a liberação de servidores para prestação de serviço na forma home office (trabalho a partir de casa), que estejam no grupo considerado de risco como gestantes e lactantes; em tratamento oncológico que estejam realizando radioterapia ou quimioterapia; portadores de HIV; portadores de doenças crônicas, autoimunes ou especialmente suscetíveis ao coronavírus tais como hipertensos, diabéticos e outros citados nas instruções do Ministério da Saúde; portadores de cirrose hepática; ou com idade igual a 60 anos ou mais.

A Secom disse também que as informações atualizadas sobre o coronavírus são divulgadas diariamente por meio de cards nas redes sociais do Governo de Roraima e também no site roraimacontraocorona.rr.gov.br.