Cotidiano

634 imigrantes foram para outros estados por meio de programa

Após um ano, instituições católicas fizeram um balanço do programa nacional junto aos migrantes

Após um ano do início das atividades, o Programa Nacional Caminhos de Solidariedade Brasil & Venezuela, já enviou 634 imigrantes para outros estados do País. O maior número de imigrantes foi enviado para estados do Norte.

O recurso para execução do Programa se deu por meio do Fundo Nacional de Solidariedade que destinou 40% da arrecadação da Campanha da Fraternidade para a efetivação de ações voltadas à migração.

Durante o seu percurso, o Programa cumpriu o objetivo em três eixos de atuação, que foram articulação, integração e meios de vida.

De acordo com o bispo de Roraima, Dom Mário Antônio o projeto possibilitou o intercâmbio solidário. “A imigração é a oportunidade de exercitar a solidariedade e é isso que o Caminhos da Solidariedade fez, acolheu, fez integração, e deu atendimento digno aos homens, mulheres, crianças, jovens, idosos e grupos étnicos vindos da Venezuela”, explicou.

“Para os imigrantes que desejam permanecer em Roraima, o programa buscou ao longo desse período possibilitar meios de geração de renda e trabalho para os migrantes que desejavam continuar mais próximo possível da terra natal”, frisou Dom Mário.

O Programa Nacional Caminhos de Solidariedade é composto por diversas organizações da Igreja que trabalham no acolhimento direto e indireto de migrantes e refugiados no Brasil, sendo parte do Comitê Gestor: Cáritas Brasileira; Cáritas Diocesana de Roraima; Instituto Migrações e Direitos Humanos; Serviço Jesuíta para Migrante e Refugiados e Serviço Pastoral dos Migrantes, apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Campanha da Fraternidade.