Cotidiano

67% das vítimas de abuso sexual têm entre 10 e 14 anos

Estudo feito pelo Ministério da Saúde apontou também que crianças de 1 a 5 anos representaram 51% dos casos de violências sexuais em seis anos

*ATUALIZADA ÀS 9h29

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, a Divisão de Proteção da Vara da Infância e Juventude está realizando palestras informativas em escolas, com foco para alertar crianças e adolescentes mais vulneráveis a esse tipo de crime.

Devido ao alto índice de casos entre adolescentes, foram escolhidas dez escolas de 7ª e 8ª séries das unidades que mais acionaram a rede de proteção para resolução de problemas diagnosticados pela coordenação escolar. As Escolas Estaduais Jesus Nazareno, Raimunda Nonato, Monteiro Lobato, Barão de Parima, Oswaldo Cruz, Carlos Casadio e Jaceguai foram prioritárias nas ações.

Na Vara de Crimes Contra Vulneráveis, já foram feitos 21 processos de estupro este ano. Em 2018, o número de processos foi de 53. 

Conforme pontuado pela chefe da Divisão, Lorrane Costa, as palestras estão sendo bem proveitosas, pois os adolescentes fazem perguntas em um papel, de forma anônima.

“Deu tão certo que recebemos, através deles, comunicação de locais para verificação de possíveis abusos, denúncia de professores assediadores e até confissão”, relatou.

Ela frisou que desde 2016, o Tribunal de Justiça conta com uma sala de depoimento especial, onde crianças e adolescentes são ouvidas ou as testemunhas de violência. Na sala é feita uma entrevista reservada, que utiliza um ponto eletrônico no qual o juiz repassa as perguntas de dentro da sala de audiência.

“O entrevistador transforma as perguntas de modo que não causa culpa ou fantasia na cabeça do infante, evitando a revitimização que é causada pelos debates entre acusação e defesa do réu”, garantiu. 

Meninas são maioria entre as vítimas

Entre 2011 e 2017, o registro das notificações de violências sexuais contra crianças e adolescentes teve um aumento de 83,2% no Brasil. Das 184.524 notificações, 58.037 foram contra crianças e 83.068 em adolescentes. As meninas foram as maiores vítimas, e a maioria das ocorrências aconteceu dentro de casa e por pessoas de convívio com a família. 

O estudo feito pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde destaca que em relação às crianças, 74,2% dos casos eram do sexo feminino e 25,8% do sexo masculino, sendo desse total mais de 51% estavam na faixa etária de 1 a 5 anos e quase metade eram negras. Já nos adolescentes, as meninas representaram 92,4% das vítimas e os meninos, 7,6%.

Entre os adolescentes, de ambos os gêneros, 67,8% estavam na faixa etária entre 10 e 14 anos, 55,5% eram da cor negra e 7,1% possuíam alguma deficiência ou transtorno. Consideradas pelo Ministério como problemas de saúde pública e violação dos direitos humanos, as violências sexuais podem afetar em âmbitos individuais e sociais.(A.P.L)

CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL