Cotidiano

88 foragidos se inscreveram para saque do 'corona voucher'

Mapeamento foi feito por conta da obrigatoriedade do endereço fixo no cadastro do benefício

Exatamente 88 procurados da justiça fizeram o cadastro para o saque do auxílio emergencial, o “corona voucher”, em Roraima. Desde a semana passada, 12 deles foram presos, informou a Polícia Civil de Roraima (PC-RR) nesta segunda-feira (1º).

O cumprimento dos mandados de prisão ocorreu em uma ação integrada da corporação, com apoio das Forças de Segurança do Estado e da Controladoria-Geral da União (CGU).

O mapeamento foi possível no confronto com as informações fornecidas pelos foragidos quando se inscreveram no programa do Governo Federal, pelo Ministério da Cidadania, e atualizaram seus endereços.

Segundo a Diretoria de Informações Estratégicas da Secretaria de Combate à Corrupção, da Controladoria Geral da União, um total de 26.659 de procurados por crimes diversos em todo o País fizeram a atualização. As informações foram repassadas às Polícias Civis do Brasil para o cumprimento dos mandados.

 “Ao sermos informados pela CGU, imediatamente designamos aos policiais civis para iniciarem as investigações para a localização desses foragidos que estavam com os mandados de prisão decretados. Iniciamos o trabalho na semana passada e 12 pessoas já foram presas”, disse o delegado da PC-RR, Herbert Amorim

A operação pretende cumprir mandados de prisão contra procurados por crimes de tráfico de drogas, roubo majorado, homicídio, estupro, furto qualificado, entre outros crimes, em todo o Estado.

Conforme Amorim, o trabalho de localização dos foragidos requer uma ação de inteligência por parte das Polícias, além de muita cautela, para localizar os alvos.

“É um trabalho que visa impedir a continuidade da impunidade. São pessoas que foram presas pelas mais diversas forças policiais, ou indiciadas na Polícia Civil, onde foram instaurados inquéritos. Os procedimentos foram formalizados na Justiça e essas pessoas tiveram suas prisões decretadas e estamos cumprindo suas prisões, tanto na Capital, quanto no Interior”, disse.