Cotidiano

A melhor solução é que as pessoas possam voltar ao seu país, diz Mazou

O Chefe Global das Operações do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), Raouf Mazou, esteve m Roraima nesta sexta-feira, 5

A interiorização é uma busca imediata para acabar com a crise migratória em Roraima, de acordo com o Chefe Global das Operações do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), Raouf Mazou, que fez visita na tarde desta sexta-feira, 5, nos abrigos da Operação Acolhida em Boa Vista.  

“A diferença do Brasil para os outros países é essa resposta imediata para interiorizar” enfatizou. Além disso, ele afirmou que a solução seria o retorno dos venezuelanos para o seu país de origem. 

Raouf Mazou visitou as instalações com o objetivo de conhecer de perto a resposta humanitária do país a refugiados e migrantes da Venezuela e reforçar o seu apoio, “espero trazer recursos para fortalecer a estratégia de interiorização e a necessidade de manter o acesso dessas pessoas ao território nacional e aos procedimentos de solicitação da condição de refugiados”, disse Mazou. 


Raouf Mazou visitou as instalações com o objetivo de conhecer de perto a resposta humanitária do país a refugiados e migrantes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Mazou também parabenizou o governo brasileiro por ter reconhecido mais de 62 mil venezuelanos como refugiados – a maior população de pessoas refugiadas desta nacionalidade em todo o mundo. 

No final, ele reafirmou que a melhor solução seria que as pessoas pudessem voltar ao seu país origem.

Com 28 anos de serviços prestados ao ACNUR, Raouf Mazou ocupa o cargo de Alto Comissário Assistente para Operações desde fevereiro de 2020. Em funções anteriores, atuou em como diretor do Bureau da África (em 2019) e representante do ACNUR no Quênia (por cinco anos). Também já chefiou o Serviço de Emergência e Segurança da agência. Sua experiência no ACNUR inclui ainda a resposta a crises de refugiados em diferentes partes da África.