Cotidiano

ABRIGOS: Ação promove aleitamento materno em abrigos de imigrantes

As visitas fazem parte da Semana Internacional de Aleitamento Materno

A amamentação é um dos mais ricos alimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde. Também é sinônimo de amor, cuidado, proteção e nutrição, por isso é necessário o apoio às ações que buscam atender às necessidades nutricionais de todos os bebês.

Diante disso, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA Regional Roraima e o parceiro financiador, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), estão realizando uma programação especial durante a Semana Internacional de Aleitamento Materno, que acontece de 03 a 07 de agosto.

O objetivo é garantir às lactantes, informações essenciais sobre a importância da amamentação exclusiva às crianças de 0 a 06 meses de idade, os benefícios para a mãe e o bebê, e os cuidados com a alimentação dessas mães.

“Entendemos que a amamentação é um processo natural, que o leite materno contém minerais e nutrientes que ajudarão o bebê a crescer. Ele também diminui as chances de infecções e algumas doenças. Além disso, é combustível que cria vínculo entre a mãe e filho, afeto, proteção. Por isso iremos trabalhar nessa programação, todos esses aspectos levando em consideração a questão da nutrição da criança que é de grande importância”, explicou o sanitarista e coordenador de Saúde da ADRA, Kenner Martins.  

Durante a programação os monitores e nutricionistas irão atender os nove abrigos e nove ocupações espontâneas onde moram mães lactantes. Serão realizadas atividades lúdicas para melhor compreensão, dinâmicas, orientações dirigidas, rodadas de conversas e entrega de panfletos explicativos. Todo o trabalho será feito com grupo de 10 e 12 pessoas, respeitando todas as normas sanitárias de segurança por conta da pandemia e evitando a aglomeração.

SMAM 2020 – Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). O movimento estabelecido pela ONU pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) trouxe uma como temática de campanha o apoio ao Aleitamento Materno por um Planeta Saudável, concentrando ações destinadas à conscientização do impacto da alimentação infantil no meio ambiente e na mudança climática do planeta.