Cotidiano

ATENDIMENTO: INSS retoma atividades presenciais em agosto

Retomada deve considerar as especificidades de cada agência, de forma a preservar a saúde e a vida das pessoas

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se preparam para a retomada das atividades presenciais nas unidades de todo o país, inclusive em Roraima. A previsão é que o retorno ocorra no dia 13 de agosto.

A medida já havia sido orientada conforme a Portaria Conjunta nº 22/2020 do Governo Federal, ressaltando que o atendimento presencial deve considerar as especificidades de cada agência, de forma a preservar a saúde e a vida das pessoas, garantindo a segurança sanitária dos servidores, dos contratados e dos usuários dos serviços. 

Entre as determinações a serem observadas estão o acesso controlado da unidade, adequação do espaço para garantir o distanciamento, limpeza periódica dos locais e o fornecimento de equipamentos de proteção individual aos servidores, entre outros. “Todos os critérios devem ser atendidos, se faltar um pequeno detalhe, a agência não poderá ser reaberta”, enfatizou o presidente do INSS, Leonardo Rolim. 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remoto como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos – o Meu INSS (gov.br/meu INSS, site e aplicativo) e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, a fim de continuar prestando serviço de qualidade aos cidadãos que têm dúvidas em relação a serviços e benefícios.

Publicidade