Cotidiano

AULAS: Calendário acadêmico está sendo ajustado pela UFRR

Proposta de calendário deve ser submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão até dia 07 de agosto

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) passará por um ajuste em seu calendário acadêmico de acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação, Antonio Carlos Sansevero Martins. Ao todo, sete mil estudantes esperam pelo retorno das aulas.

Segundo ele, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), da UFRR, instituiu um grupo de trabalho que vem criando uma proposta de um programa de Ensino Remoto Emergencial (ERE).

A próxima sexta-feira (07) é a data limite para a entrega de uma resolução com uma proposta de calendário para ser submetida ao Cepe. 

“Somente após aprovação pelo Cepe poderemos definir a data. A previsão é para o final do mês de agosto, mas podemos adiantar que a adesão ao Ensino Remoto Emergencial será voluntária e todos os alunos poderão se matricular. Os procedimentos ainda serão definidos pela resolução do Cepe”, explicou.

Com essa nova resolução, todas as datas do calendário serão reajustadas. “Houve extenso debate com a comunidade acadêmica e esse processo de construção coletiva se iniciou em março deste ano, culminando com a criação do GT-Cepe e suas comissões, cujos documentos podem ser acessados na página da UFRR. Pesquisas, consultas públicas e debates foram realizados durante a construção da proposta” relatou.

Antonio Carlos Sansevero Martins reforçou que as aulas não serão exclusivamente virtuais, mas presenciais também. “Mas para as aulas presenciais estamos definindo diferentes estratégias, mediadas ou não por uso de rede e tecnologias de informação digital”, disse.

MEC – O Ministério da Educação (MEC) lançou um protocolo de biossegurança para retorno das aulas. Esse protocolo traz diretrizes de distanciamento social coletivo em ambientes acadêmicos, além de medidas básicas de prevenção ao novo coronavírus.

“O protocolo do MEC é um documento orientador, que está servindo de base para a comissão de biossegurança, juntamente com o acompanhamento do momento epidemiológico de RR, para nortear as ações” relatou.

 O protocolo orienta, dentre outras coisas, o escalonamento das equipes, o trabalho remoto para funcionários do grupo de risco, o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5 metro entre uma pessoa e outra e a aferição de temperatura de todos que entrarem nos prédios e nas salas.

O protocolo completo pode ser acessado na página especial dedicada ao coronavírus no portal do MEC.

O Ministério da Educação (MEC) lançou um protocolo de biossegurança para retorno das aulas (Foto: Arquivo Folhabv)