Cotidiano

Abertas as inscrições para o programa Jovens Embaixadores

Os interessados devem realizar o cadastro até o dia 11 de agosto

Estão abertas as inscrições para a 18ª edição do programa Jovens Embaixadores. Para concorrer, os jovens interessados devem realizar o cadastro na página do programa no Facebook ou diretamente no site. O prazo encerra no dia 11 de agosto.

Criado em 2002, o programa consiste em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos (EUA) e tem como público alvo estudantes brasileiros entre 15 e 18 anos da rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Outros pré-requisitos são: ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior, jamais ter viajado aos Estados Unidos, pertencer à camada sócio econômica menos favorecida e estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de impacto social por ao menos seis meses.

Uma vez no país americano, a primeira parada na capital, Washington, seguindo para cidades menores, onde os jovens ficam hospedados em casas de famílias e frequentam a escola regular. Ao final do período, eles montam um plano de ação sobre justiça social e voluntariado que possa ser aplicado na sua cidade de origem no Brasil.

Vale ressaltar que todo o processo seletivo é feito online. Nenhum documento físico deve ser enviado por via postal ou entregue pessoalmente na Embaixada ou Consulados americanos.