Cotidiano

Abertas inscrições cursos on-line gratuitos para educadores

Certificados são reconhecidos pelo MEC

Nesta quarta-feira, 18, começam as inscrições para o segundo período de cursos on-line gratuitos destinados a professores e gestores educacionais.

Dentro da plataforma Escolas Conectadas, estão sendo ofertados os cursos “Escola para todos: inclusão de pessoa com deficiência”, com carga horária de 40 horas, e “Inova escola: gestão inovadora”, com carga horária de 20 horas. O período de realização do curso será de 21 de outubro a 18 de novembro.

Para participar, o interessado deve acessar o link bit.ly/roraima-ed1, preencher o formulário com seus dados pessoais e em seguida escolher o curso de seu interesse. Cada educador poderá se inscrever em apenas um curso. De três a cinco dias antes do início do curso, o professor receberá um e-mail com o seu login e senha para acessar a plataforma. As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de outubro.

Podem participar educadores de todas as áreas, que atuam em todas as disciplinas e em qualquer uma das modalidades e níveis de ensino, seja Fundamental, Médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os cursos são de formação continuada e  totalmente gratuitos, certificados por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Os certificados terão validade para pontuar em concursos públicos ou processos seletivos.

Orientados para uma aprendizagem construída na interação com pares e também para uma experimentação de práticas de sala de aula, os cursos também têm uma proposta voltada para a inovação das práticas pedagógicas e novas metodologias de ensino e aprendizagem.

“Os cursos são uma oportunidade para o professor, para o gestor de formação continuada, uma vez que eles vão adquirir novas práticas que poderão ser desenvolvidas dentro da sala de aula em benefício do seu aluno”, destacou Karen Ribeiro, do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Os cursos são fruto de uma parceria entre o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Estado de Gestão Estratégica e Administração (Segad/Escola de Governo) e a Fundação Vivo.