Cotidiano

Abertas inscrições para projeto que aproxima academia e mercado

O projeto Catalisa, que é direcionado para alunos de pós-graduação, mestrandos e doutorando ou mestres e doutores de Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT públicas e privadas

A primeira fase do projeto Catalisa será lançada nesta terça-feira (24), às 10h, com o Workshop Catalisa ICT em Roraima, que tem o objetivo de estimular o ingresso de pesquisadores acadêmicos no universo do empreendedorismo.

O evento será online e é uma oportunidade de conhecer novos projeto e organizações inovadoras em Roraima. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link: https://bit.ly/workshopcatalisa.

O Workshop Catalisa ICT é uma iniciativa de alcance nacional e tem o objetivo de aproximar academia e mercado, direcionada para todos os integrantes dos ecossistemas locais de inovação, potenciais parceiros do Catalisa e pesquisadores interessados em se inscrever para participar da jornada de empreendedorismo tecnológico. 

A jornada de aceleração dos pesquisadores para o empreendedorismo terá quatro etapas: mobilização, capacitação, desenvolvimento, teste e tração. A primeira fase conta com a realização de workshops à distância envolvendo os ecossistemas estaduais de inovação, com a liderança dos Sebrae UFs, para mobilizar os pesquisadores a participarem.

SEGUNDA FASE – A segunda fase é voltada para educação empreendedora, na qual os pesquisadores serão apresentados a conceitos como atitude empreendedora, gestão inovadora, modelo de negócios, prospecção tecnológica, além de serem apresentados a desafios de empresas e da sociedade. Nessa etapa, por meio de editais, haverá o fomento a planos de inovação apresentados pelos pesquisadores selecionados.

No terceiro momento, é hora de aplicar os conhecimentos e propor projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Serão abertos editais com aportes de recursos para criação de empresas. Na quarta e última fase, os resultados das empresas criadas serão impulsionados com ações de aproximação com investidores, para captação de capital empreendedor.

O Catalisa pretende entregar ao país mais de mil pesquisas com potencial inovador, 270 planos de inovação, 135 projetos de PD&I e 130 pesquisadores atuando diretamente em micro e pequenos negócios.

EDITAL – Na quarta-feira (25), será lançado o edital para inscrever pesquisas no projeto, as inscrições poderão ser realizadas através do site do Catalisa, www.sebrae.com.br/catalisa. 

O projeto Catalisa é direcionado para alunos de pós-graduação, mestrandos e doutorando ou mestres e doutores de Instituições de Ciência e Tecnologia – ICT públicas e privadas de todos os estados do Brasil com o propósito de gerar negócios inovadores de base tecnológica, através de criação de empresas de base tecnológica, transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas e inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.

Os planos de inovação serão apoiados por meio de bolsa concedida ao pesquisador que apresentou a pesquisa selecionada, bolsa auxiliar e recursos de custeio.

Para mais informações sobre o evento, basta ligar ou mandar uma mensagem através do WhatsApp para o número (95) 98484-4371 ou acessar o site da iniciativa pelo link: https://www.sebrae.com.br/catalisa.