Cotidiano

Acadêmicos se dizem aptos a atuar na saúde durante pandemia

Os estudantes alegam que possuem carga horária suficiente pra atuar frente à pandemia, porém estariam encontrando dificuldades

Alunos de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) procuraram a FolhaBV para informar que têm interesse em trabalhar na saúde pública durante o período de pandemia, mas estão tendo dificuldades para obter informações na UFRR de como o procedimento deve ser feito.

Os estudantes alegam que possuem carga horária suficiente pra atuar frente à pandemia. “Em outros estados tem alunos de medicina com seis mil horas na carga horária e já estão atuando. Aqui temos acadêmicos com mais de oito mil e estamos enfrentando burocracias por parte da universidade”, disse um acadêmico que não quis ser identificado.

OUTRO LADO – A UFRR por meio de nota informou que está realizando um planejamento de retorno a essas atividades de maneira segura, a partir do mês de agosto.

A instituição informou ainda que a coordenação do curso de medicina está em permanente contato com os internos e está planejando o retorno seguro às atividades a partir do mês de agosto, e que não há qualquer impedimento ao trabalho voluntário dos alunos sob supervisão de um preceptor ou docente.

A nota acrescenta que o trabalho deve ser realizado mediante condições objetivas necessárias à sua execução, como o uso dos devidos Equipamentos de Proteção Individual, por exemplo.

A UFRR ressalta ainda que a aquisição das competências mínimas não se resume a cumprimento de tempo, sendo que a formação depende de atuação de diferentes áreas de formação.

Ainda de acordo com a nota, a UFRR vem se empenhando para evitar o máximo de perdas possíveis, tomando medidas responsáveis e efetivas para que estes tempo difíceis sejam superados o quanto antes.