Cotidiano

Ação alerta para as armadilhas em empréstimos consignados

Ao todo quase 200 órgãos de Defesa do Consumidor no Brasil estão participando da ação articulada de fiscalização

Os órgãos de Defesa do Consumidor em Roraima realizarão uma ação proposta pela Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) nesta terça-feira, 1, dia do idoso, a partir das 8h, várias ações articuladas nacionalmente contra prática de concessão de empréstimos abusivos em especial em relação aos idosos.

Ao todo quase 200 Órgãos de Defesa do Consumidor no Brasil estarão participando da ação articulada de fiscalização – Dia D de Combate ao Empréstimo Abusivo. Em Roraima, o Procon Estadual, Procon Municipal e a Delegacia de Defesa do Consumidor – Ddcon, estarão participando do movimento.

“Vamos fiscalizar as financeiras e as que encontrarmos irregularidades serão fechadas até a sua normalização. Os idosos são, de forma recorrente, alvo de assédio por parte das empresas que concedem empréstimo consignado e, por inúmeras razões, alheias a sua vontade acabam contraindo empréstimos desnecessários”, explicou Lindomar Coutinho, coordenador geral do Procon Estadual.

Coutinho deu algumas dicas para fugir das armadilhas. “A primeira dica é cadastrar todos os seus telefones nos bloqueios de telemarketing. A medida é valida para os bancos de dados dos Procons, Ministérios Públicos e da Anatel. Sempre antes de contratar um empréstimo é preciso conversar com a família e avaliar a real necessidade de contratação”, pontuou.

“Manter uma planilha organizada de despesas e orçamento familiar também pode auxiliar para que empréstimos desnecessários não sejam contraídos. Em caso de dúvidas é importante sempre de buscar informações junto aos órgãos de defesa do consumidor”, frisou Lindomar Coutinho.