Cotidiano

Ação coíbe trabalho infantil em cemitérios de Boa Vista

Na sexta-feira (1º), a fiscalização vai ser feita também no Cemitério Campo da Saudade, bairro Centenário

Para coibir eventuais tentativas de exploração do trabalho infantil nos cemitérios de Boa Vista durante os dias que antecedem o Dia de Finados, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), e o Ministério Público do Trabalho e Emprego, estão desenvolvendo ações de fiscalização nesses lugares.

Na sexta-feira (1º), a fiscalização vai ser feita também no Cemitério Campo da Saudade, bairro Centenário. Nesta quarta-feira, 30, as equipes de fiscais do trabalho e educadores sociais estiveram no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente.

A auditora fiscal do Trabalho, Thaís Castilho, destacou que a iniciativa envolve abordagens de sensibilização junto aos administradores, ambulantes e aos trabalhadores que estão fazendo a limpeza dos túmulos. Segundo ela, é algo necessário diante do risco que os menores são expostos quando exploradas na venda de produtos ou limpeza de sepulturas.

“E comum que crianças e adolescentes façam pequenos serviços como capina, jardinagem, pintura de túmulos. Todas estas atividades são proibidas por menores de 18 anos por se tratarem de trabalho infantil. Já encontramos uma criança e uma adolescente na atividade de capina e jardinagem, isso não pode acontecer”, disse.

De acordo com o Decreto da Presidência da República n° 6.481, de junho de 2008, o trabalho nos cemitérios é considerado uma das piores práticas de trabalho infantil por expor as crianças e adolescentes a esforços físicos intensos, calor, riscos biológicos (bactérias, fungos, ratos e outros animais, inclusive peçonhentos), riscos de acidentes e estresse psíquico.