Cotidiano

Ação formaliza processo de regularização fundiária do Cambará

Nesta etapa, 300 pessoas devem ser beneficiadas  

Dando continuidade ao Programa de Regularização Fundiária em Boa Vista, referente ao repasse das terras urbanas da União para o município, ocorrido em 2016, a prefeitura mobilizou neste sábado, 7, os moradores do bairro Cambará. Durante a ação, as pessoas entregaram os documentos que formalizam o processo da tão sonhada titulação de suas propriedades.

Nesta etapa, 300 pessoas devem ser beneficiadas. A entrega dos documentos aconteceu durante todo o dia na Escola Municipal Nova Canaã. A ação, realizada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município (Emhur), próximo ao bairro, facilitou a vida dos moradores, que não precisaram se deslocar até a sede da empresa para entregar a documentação.

Os beneficiados ficam isentos das taxas de regularização fundiária, como Taxa de Levantamento Topográfico, Taxa de Título Definitivo e as duas taxas do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Outra vantagem é o título que será entregue ao morador já registrado em cartório.

“O município recebeu da união um quantitativo de lotes urbanos para realizar a regularização fundiária dentro dos critérios estabelecidos no termo de doação. Serão aproximadamente 300 famílias beneficiadas. Esta é uma ação diferenciada, pois já foi feito todo levantamento topográfico. Os documentos entregues vão para Emhur e no máximo dez dias serão emitidos os títulos definitivos”, explicou a presidente Emhur, Angélica Leite.  

O servidor público Marenilson Aranha reside no Cambará desde 1999. Ele aproveitou a oportunidade e deu entrada no processo de regularização.

“Iniciar o processo para receber o título definitivo é um sonho, uma vez que, todos desejam ter uma terra com segurança, título definitivo para que possamos registrar e futuramente fazer um financiamento ou um reforma. Estou muito feliz e realizado!”, destacou Aranha.

A importância da titulação da propriedade

O título definitivo é a garantia jurídica do proprietário sobre o imóvel, valoriza o terreno, auxilia na hora de conseguir crédito para financiamento de construção e reforma e ainda permite à família a condição de herança legal.

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município (Emhur), responsável pela regularização fundiária urbana de Boa Vista, conseguiu reduzir o prazo de tramitação dos processos de dois anos para seis meses.

Beneficiados – Desde 2013, foram beneficiados cerca 3.500 famílias com a regularização. A meta da atual gestão é beneficiar mais de 5.000 pessoas. Os moradores dos bairros Jardim Primavera, Jóquei Clube, Piscicultura, Santa Tereza, Tancredo Neves e Asa Branca também foram beneficiados;