Cotidiano

Ação leva campanha de prevenção ao suicídio às ruas

O Setembro Amarelo também está sendo realizado nos municípios do interior e na capital

Uma ação que faz parte da campanha de prevenção ao suicídio será realizada nesta terça-feira, dia 17, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas da Assembleia Legislativa de Roraima. A campanha que vem sendo realizada em todo o Estado conta com a parceria com o Ministério Público Estadual.

Na programação constam palestras, depoimentos de pessoas que venceram o pensamento suicida e momento cultural com o coral Abrindo Caminhos e com o cantor Ismael, de Alto Alegre.

A primeira palestra é com a promotora da Saúde, Jeanne Sampaio, que vai falar sobre a “Repercussão da Campanha Setembro Amarelo na Sociedade Roraimense”. Depois, será a vez do psicólogo Wagner Costa ensinar aos presentes “Como identificar o sinal suicida”.

Na sequência, o presidente da Comissão de Direito Médico da OAB/RR, Michael Nóbrega Pinto, explicará “Como enfrentar os crimes em redes sociais do incentivo ao suicídio”.

A última palestra é com a tenente Sandra da Silva Menezes, psicóloga do Quadro de Saúde do Corpo de Bombeiros. Ela vai abordar a “Importância institucional da prevenção ao suicídio”. Depois, haverá um momento dedicado aos depoimentos, apresentação cultural e encerramento.

Roraima figura entre os estados brasileiros com maior índice de suicídios. Para sensibilizar a população sobre a valorização da vida, a campanha Setembro Amarelo já foi realizada nos municípios de Alto Alegre, Cantá, Mucajaí, Iracema, Caracaraí e Normandia e uma nova mobilização deve ocorrer em Rorainópolis, no dia 20, às 9h, na Escola Estadual Militarizada Antônia Tavares e no município de Amajari, dia 28, a partir das 15h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Temos um olhar especial para os jovens, pois tem crescido entre eles os registros de suicídio, tentativa e automutilação. Estamos fazendo esse chamado também para as famílias, para que possamos conversar sobre este tema. O suicídio é evitável”, comentou a deputada Ione Pedroso (Solidariedade).

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos.  “Na sessão de amanhã, também haverá momentos de interação com o público, inclusive vamos disponibilizar a Caixinha do Desabafo para aquelas pessoas que queiram deixar falar alguma coisa, ou pedir ajuda. Os bilhetes serão lidos e encaminhados para profissionais de saúde capacitados para oferecer o suporte necessário”, disse a parlamentar.

Confira a programação da Sessão Especial

9h – Abertura, com a deputada Ione Pedroso.

– Repercussão da Campanha “Setembro Amarelo” na Sociedade Roraimense, com a promotora da Saúde Jeanne Sampaio.

– Como identificar o sinal suicida, com o psicólogo Wagner Costa.

– Como enfrentar os crimes em redes sociais do incentivo ao suicídio, com o presidente da Comissão de Direito Médico da OAB/RR, Michael Nóbrega Pinto.

– Importância institucional da prevenção ao suicídio, com a Tenente Sandra da Silva Menezes, psicóloga do Quadro de Saúde do Corpo de Bombeiros.

– Depoimentos

– Apresentação do Coral Abrindo Caminhos e do cantor Ismael.

11h – Encerramento