Cotidiano

Acessibilidade é tema de debate na capital

O evento ocorre no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia, das 18h30 às 20h30

Todos os assuntos que envolvem questões de acessibilidade passaram a ser princípios fundamentais nos projetos arquitetônicos em todo país. E é pensando nisso que o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio da Amazônia vai promover, nesta sexta-feira (12), uma roda de conversa sobre o tema, discutindo desde a legislação até análises sobre as edificações construídas em Roraima.

O evento será realizado no auditório da instituição, das 18h30 às 20h30. A coordenadora do curso de Arquitetura, Luciana Uchoa Nattrodt, explica que a palestra é gratuita e aberta ao público e não apenas aos estudantes do curso. “A ação faz parte do planejamento de atividades complementares do curso de Arquitetura, no eixo voltado para sociabilidade e responsabilidade social”, explica.

Ela ressalta ainda que a intenção do debate vai além dos aspectos acadêmicos da área de Arquitetura. Segundo ela, o objetivo é despertar a inclusão e a responsabilidade social em todos os participantes como cidadãos de Boa Vista. “Não é apenas mostrar as necessidades que uma pessoa com deficiência tem, mas envolver todas as pessoas que moram na cidade e que têm responsabilidade com isso, seja ao não parar em vaga de deficiente, ou dar apoio e ajuda a uma pessoa que se encontra numa situação de necessidade”, completa.

Por outro lado, ainda conforme a professora, haverá também discussão de temas de Arquitetura, como leis, parâmetros, códigos, normas de construção e comparações em relação às edificações públicas que existem em Roraima. E para realizar esse debate, o curso convidou instituições como o Conselho Estadual do Direito das Pessoas com Deficiência (Coede), o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RR) e professores do curso de Direito da Estácio.

“A ideia é termos um público bem diversificado. Por isso, nós vamos abranger vários assuntos destinados à acessibilidade como os direitos das pessoas com deficiência no sentido de serviços públicos e trabalhistas e mostrar também alguns edifícios e locais públicos que foram construídos incorretamente. Por fim, abriremos para o público fazer perguntas”, explica.

SERVIÇO

Palestra: Acessibilidade em Boa Vista

Data: 12/04/2019

Horário: 18h30 às 20h30

Local: auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia