Cotidiano

Ações educativas sobre sinais da hanseníase acontecem amanhã

Atividades fazem parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, lembrado neste domingo (26)

A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Boa Vista vai iniciar nas unidades básicas de saúde uma série de atividades de conscientização para marcar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, lembrado neste domingo (26).

As atividades se estendem até o dia 31 deste mês, com a finalidade de alertar a população sobre os sinais, sintomas e cuidados com a doença.

“Essas orientações são essenciais para se ter um diagnóstico precoce e o início do tratamento”, explica o coordenador municipal de Tuberculose e Hanseníase, Luiz Henrique da Silva Júnior.

Haverá palestras, roda de conversa, esclarecimentos e dúvidas sobre a doença, além da mobilização dos profissionais da rede na busca ativa de possíveis casos.

Hanseníase

É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, com capacidade de ocasionar deficiências físicas. Se apresenta com manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo

Tratamento

Os medicamentos e tratamento da doença são feitos de forma gratuita nas unidades básicas de saúde. Os medicamentos curam a doença, interrompem a transmissão e previnem as incapacidades físicas.