Cotidiano

Acordo garante reajuste salarial a trabalhadores da construção civil em RR

Medida foi tomada após acordo entre sindicatos que representam os setores da construção civil, da indústria da construção e do mobiliário

O Sindicato Patronal e Laboral da Construção Civil de Roraima finalizou as discussões sobre os reajustes salariais da categoria 2022/2023. Os aumentos de 11% e 10% foram definidos após acordo entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção do Estado e do Mobiliário do Estado de Roraima (Sintracomo-RR).

O reajuste valerá a partir do próximo 1º. As negociações das cláusulas econômicas foram realizadas em duas reuniões, que culminaram no reajuste de 11% para a faixa 1 e 10% para as demais categorias da tabela do piso salarial.

“Neste acordo, priorizamos a manutenção dos empregos, com a perspectiva de melhorias para o segmento da Construção Civil, que é um dos principais setores industriais do país”, declarou o presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda

Segundo ele, neste ano a negociação contemplava apenas as cláusulas econômicas. “Ainda estamos vivenciando os reflexos da pandemia e a situação econômica segue desfavorável, tanto para quem contrata, como para os empregados. Mas o setor está se reerguendo e são necessárias medidas de valorização assim como esta”, afirmou.

O acordo entre os sindicatos também contemplou com reajustes a cesta básica, o café da manhã e o almoço. “O aumento representa um leve ganho real, considerando a inflação acumulada nos últimos 12 meses”, concluiu.