Cotidiano

Aderr quer adotar novas medidas para livrar Estado da febre aftosa

Objetivo é ampliar o trabalho de fiscalização sanitária animal e que os produtores do Estado possam vender carne bovina para as demais regiões do país

Novas estratégias devem ser adotadas junto ao sistema de defesa sanitária animal em Roraima, com objetivo de elevar o Estado a zona livre de febre aftosa sem vacinação. Entre as medidas estão a melhora da estrutura da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) e o reforço na fiscalização.

A informação foi repassada pelo governador Antônio Denarium e o novo presidente da Aderr Roberto Siqueira, após reunião na manhã desta quarta-feira, 09, na sede da Agência. Segundo Denarium, o objetivo é ampliar o trabalho de fiscalização sanitária animal e obter o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para que os produtores do Estado possam vender carne bovina para as demais unidades da federação, exceto para Santa Catarina, que é área livre da doença sem imunização.

“Precisamos do engajamento de toda equipe da Aderr para que Roraima figure dentre os estados que atendem aos critérios do Ministério da Agricultura (Mapa) para receber uma melhor classificação sanitária e sermos considerados livres da Aftosa e da Mosca da Carambola. Nosso governo investe em quem trabalha e produz”, disse Denarium. 

Ainda conforme o governador, o papel da Aderr no cenário de crescimento econômico é fundamental em razão da vocação do Estado para produção de alimentos, o que consequentemente auxilia a economia de Roraima e a geração de emprego e renda. 

“Temos todas as condições de figurar dentre os principais estados produtores e para isso se tornar mais real, a Aderr possui um papel fundamental. Por essa razão creditamos nossa confiança no trabalho no novo presidente que é um técnico preparado”,  disse. “Além disso, também queremos intensificar as ações de combate a mosca da carambola. Valorizar os nossos produtores e pecuaristas para que possam trabalhar pelo desenvolvimento do Estado”, destacou Denarium.

Novo titular da Aderr é médico veterinário e atuou 10 anos no Mapa

O médico veterinário e bacharel em direito, Roberto Siqueira Bueno, foi empossado recentemente como titular da Aderr. Bueno atuou na Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso (Iagro), onde desenvolvia um trabalho desde o início dos anos 2000 e mais recentemente exercia a função de diretor adjunto.

Roberto também trabalhou por 10 anos no Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), inclusive com atuação em Roraima. Na ocasião, Bueno foi enviado ao Estado para auxiliar na implementação de ações que facilitassem o trabalho da Aderr.“Em 2014, pude acompanhar de perto os trabalhos da Agência em 14 municípios e como desdobramento de minha contribuição, fui convidado a integrar a equipe da Agência. Fiquei aqui por seis meses, quando mais uma vez pude dar meu apoio para primeira coleta sorológica no rebanho bovino do Estado”, explicou.

Segundo o novo titular, a prioridade é executar o plano estratégico de retirada da vacinação. “O governador sinalizou que irá nos dar todo o suporte necessário para que possamos desenvolver nosso trabalho com eficiência. Aceitei esse desafio porque acredito que Roraima possui um grande potencial para o setor produtivo”, disse.