Adoção de pet por pessoas idosas reduz níveis de estresse e ansiedade - Folha de Boa Vista
COMPANHIA NA 3ª IDADE
Adoção de pet por pessoas idosas reduz níveis de estresse e ansiedade
O pet se torna um membro da família e ganha um lugar especial no coração dos donos
Por Folha Web
Em 15/10/2021 às 10:10
Animal doméstico oferece, em primeiro lugar, uma companhia para estes idosos (Nilzete Franco/FolhaBV)

O animal doméstico é um companheiro para a vida, pois são amorosos e ótimas companhias. Chamados de "pets", os animais de estimação criam um laço forte e se tornam membros da família, como se fossem realmente um ente querido, e ganham lugar especial no coração dos donos. Essa ligação traz benefícios.

Quando se trata de animais de estimação e donos mais velhos, então, os benefícios são ainda maiores. Um problema enfrentado frequentemente pelos idosos é o desafio da mobilidade reduzida, além de sofrerem com a solidão por passarem longos períodos sozinhos.

Nestas situações, o animal doméstico oferece, em primeiro lugar, uma companhia para estes idosos. Consequentemente, isso melhora o humor e até a autoestima, pois faz com que os mais velhos se sintam menos sozinhos. Além disso, os pets também precisam de atenção, e brincadeiras devem ser frequentes. Isso ajuda a manter a mente ocupada e faz com que a pessoa gaste energia.

Especialistas comprovaram que ter um cachorro ou um gato melhora os níveis de neurotransmissores que regulam o humor, o sono e até o apetite, ou seja, na prática, ter um animal de estimação fará com que você diminua os seus níveis de estresse, ansiedade e aumente a sensação de bem-estar.

No caso da pessoa idosa, o animal de estimação é importante para encontrar formas de manter a mente em exercício constante. O pet fará com que o tutor esteja sempre em movimento, estimulando a memória e a interação social. É o que afirma a veterinária Carolina Rocha, especialista em terapia assistida com animais, formada na Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com ela, "a pessoa tende a conhecer outras pessoas, criar vínculos com outros donos de animais", o que torna a pessoa mais ativa e participativa. E qual pet adotar quando se é idoso? Basicamente, qualquer um! Raças de cachorro como border collie, labrador, yorkshire e dachshund, além dos famosos vira-latas, são muito bem-vindos.

Gatos também, principalmente quando são filhotes, pois tendem a se moldar de acordo com a interação com o dono. O importante é escolher o seu melhor amigo por longos anos e só receber os benefícios dessa amizade.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
2
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!