Cotidiano

Adolescente faz campanha para pagar ressonância do joelho

O objetivo é arrecadar R$1.200 para pagar o exame de forma particular, pois não conseguiu no Governo

A adolescente Rachel Thayná Bezerra, de 18 anos, aguarda há quatro meses para fazer uma ressonância no joelho, na rede pública de saúde. Por conta da demora, a jovem está fazendo uma campanha para arrecadar o valor de R$1.200 para fazer o exame em uma clínica particular.

De acordo com uma amiga da família, para diminuir as dores, Rachel faz uso de medicamento intravenoso. “Nenhum médico está fazendo efeito, ela toma medicamento na veia para diminuir a dor, que não passa. Está uma situação difícil, o joelho está inchando, muitas vezes não consegue nem andar”, informou.

Ainda segundo a amiga, Rachel já passou por consultas médicas e foi descartada a possibilidade de reumatismo, porém o médico informou que só pode fazer um diagnóstico mais preciso, após a realização da ressonância.

“Com a ressonância é possível verificar os ossos, músculos, circulação para ver o que está causando o problema”, informou.

Sobre a solicitação para realização do exame, a amiga informou que foi feita a solicitação junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mas foi informado que não estão autorizando novas ressonâncias, apenas para os pacientes que estão internados em estado grave. 

Confira na integra a nota da Sesau

A Sesau informa que os exames de ressonância magnética estão sendo realizados por meio das clínicas credenciadas ao Sistema Único de Saúde.

Dessa forma, o paciente ou familiar pode comparecer à Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle, que funciona na sede da Sesau, das 8h às 12h, para dar entrada no pedido de liberação do exame, após avaliação do médico regulador.

É importante esclarecer que para o agendamento do exame é necessário ter em mãos os documentos pessoais, incluindo cartão do SUS, pedido médico, comprovante de residência e documento com foto.

A Secretaria de Saúde reforça que a gestão tem intensificado o trabalho para ampliar a oferta de exames de imagens para atender todas as demandas de forma rápida e eficaz, o que inclui a compra de novos equipamentos de tomografia e ressonância magnética, finaliza a nota.