Cotidiano

Advogado com sintomas de covid-19 não consegue fazer exame

Segundo o advogado Luciano Theodoro ele mora com um familiar que testou positivo

O advogado Luciano Teodoro entrou em contato com a Folha de Boa Vista para relatar a falta de exames para pacientes com sintomas de covid-19 nas unidades de saúde do município.

 Ele disse que mora com uma pessoa que foi testada positivo para doença apresenta os mesmos sintomas como dor de cabeça, febre e tosse, e que durante a consulta não foi realizado o exame.

Ele procurou a unidade de saúde USB Olenka no bairro Caimbé. “Desde domingo estava sentindo os sintomas comuns da covid19. E, ontem uma pessoa que mora na mesma residência que eu teve o resultado positivo e me senti na obrigação de ir realizar o exame. Ocorre que ao chegar lá logo na recepção não foram nada receptivos. Só me encaminharam pra médica depois de eu relatar que já tinha dado positivo pra um familiar meu” ressaltou o advogado.

Ele relatou que ao se consultar com a médica soube que não seria realizado o exame.

“Me informaram  só são realizados exames para profissionais da saúde ou que se encontram no grupo de risco. Se eu tivesse ruim, perto de morrer que procurasse o HGR que aí sim fariam o exame. Pois, segundo ela, meus sintomas eram muito recentes. Mesmo eu enfatizando diversas vezes que tinha um caso positivo na minha residência” ressaltou.

O advogado relatou que chegou a ir ao Hospital Geral de Roraima, mas desistiu devido o grande número de pessoas no local. ” Até cheguei a ir, mas tinha muita gente lá, e tendo em vista o meu estado clínico e a quantidade de pessoas aglomeradas no local, resolvi não esperar pelo atendimento e voltar pra casa” disse.

Outro lado – A Prefeitura de Boa Vista informa que o paciente Luciano Teodoro também recebeu atendimento médico, foi medicado, notificado e orientado a ficar em isolamento por 11 dias. Não foi coletado exame pois estava com 3 dias de sintomas e pelo protocolo é necessário estar pelo menos com sete dias. O paciente recebeu todo o atendimento necessário.