Cotidiano

Agência de Desenvolvimento é lançada por lideranças de municípios

Entidade é formada por líderes dos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá e Mucajaí, e promete traçar governança para projetos locais sustentáveis para a região

Lideranças de cinco municípios de Roraima lançaram nessa sexta-feira (8), no auditório do Sebrae, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Ades) Lavrado em Ação.

Segundo o presidente da Agência, Luís Felipe Gonçalves, a entidade surgiu para dar voz ao cenário roraimense e amazônico em relação ao tema. “Estamos aqui para convidar a população para fazer parte do Lavrado em Ação, com seus projetos, suas ideias para potencializar a governança no nosso território”, disse.

A Lavrado em Ação é composta por participantes do programa LÍDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), do Sebrae Roraima, e formada por líderes dos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá e Mucajaí, grupo de cidades conhecido como Região Central de Roraima.


Evento de lançamento contou com autoridades de cinco municípios (Foto: Divulgação)

No LÍDER, que existe desde maio de 2019, integrantes criaram um mapa estratégico para Região Central com a participação de lideranças dos cinco municípios, para propor políticas públicas de pequeno e médio prazo para alcançar a economia local.

O presidente da Ades acredita que uma entidade do terceiro setor, que promova a mobilização dos empresários, do Poder Público e da sociedade civil organizada, possibilitará traçar uma governança para projetos locais sustentáveis, que tragam mudanças para os pequenos e médios produtores, pequenos e médios empresários e, para o próprio Poder Público.

“Somos uma equipe multidisciplinar para a elaboração de projetos e a execução dos mesmos é importante que a sociedade boa-vistense e esses municípios se engajem no projeto LÍDER que termina hoje, e agora vem uma roupagem nova que é a Agência para o Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Região Central de Roraima”, explicou Luís Felipe.

O evento contou com a presença dos prefeitos André Castro (Cantá) e Eronildes Gonçalves (Mucajaí), do vice-prefeito de Bonfim, Mário Nicacio, do secretário-adjunto de Agricultura de Boa Vista, Cezar Riva, além de vereadores; secretários municipais, empresários, presidentes de associações, institutos e fundações e integrantes do programa LÍDER, Rafael Lucchesi e João Batista Nogueira.