Cotidiano

Agentes penitenciários fazem cotas para abastecer viaturas

Por meio de nota a Sejuc informou que dívidas anteriores ao ano de 2019 tem prejudicado o abastecimento de viaturas

Agentes penitenciários procuraram a Folha para denunciar que há quase um mês as viaturas que atendem as unidades prisionais do estado estão sem receber abastecimento de combustível, por parte da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc).

De acordo com os denunciantes, as viaturas só não estão completamente paradas porque os servidores das unidades estão fazendo cotas diárias de no mínimo 100 reais para realizar o abastecimento.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (Sindape), Lindomar Sobrinho, informou que vai buscar junto a Sejuc os motivos da falta de combustível.

“A gestão tem que explicar o que está ocorrendo, pois até onde sabemos existe recurso para esse abastecimento, e já foi até noticiado que a Sejuc abastece veículos de outras secretarias”, pontuou o presidente.

“Alguns serviços estão sendo prejudicados, como a escolta para presos doentes que precisam ser levados para os hospitais, os agentes avaliam as emergências para atender, pois com a pouca quantidade de combustível fica impossível atender todas as demandas”, acrescentou Sobrinho.

OUTRO LADO –  Por meio de nota, a Sejuc informou que a atual gestão do governo não tem débito de combustível, entretanto, por dívidas anteriores ao ano de 2019, foi prejudicado o abastecimento de viaturas.

Informou também que, em nenhum momento os agentes penitenciários foram orientados ou induzidos a fazer o abastecimento de viatura.

Esclareceu ainda que o abastecimento está sendo feito, de forma limitada, para não atrapalhar o andamento das atividades.

De qualquer maneira, a Procuradoria Geral do Estado conseguiu decisão liminar na Justiça determinando o restabelecimento do abastecimento de combustível das viaturas da Sejuc.