Cotidiano

Agentes sócio educadores da Setrabes paralisam atividades por 24h

Servidores se reúnem em frente à Setrabes nessa quinta-feira, 17

A mudança na escala de trabalho deixou profissionais que trabalham nas unidades de acolhimento da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) revoltados.

Na tarde desta quinta-feira (17), iniciaram uma manifestação em frente à secretaria, e a previsão é que o protesto se encerre nesta sexta-feira (18), o que dependerá de uma reunião com a Setrabes, que tenha um resultado positivo para a categoria. 

Os profissionais são os agentes sócio instrutores, sócio orientadores, sócio geriátricos, cozinheiros, serviços gerais, vigias e porteiros, que trabalham nas unidades de acolhimento Abrigo Infantil, Abrigos Masculino e Feminino, Casa de Passagem, Abrigo dos Idosos e Abrigo de Maria.

Segundo a agente sócio orientadora Carmen Hefigênia Lima, a antiga portaria que estabelecia 12 horas de trabalho por 60 horas de descanso foi substituída por uma nova portaria, publicada no final do mês passado. “A Setrabes reduziu nosso horário de trabalho de 12 horas de trabalho e 36 horas de descanso”, afirmou.

“Nosso trabalho ocorre em unidades de alta complexidade com atendimento a idosos, crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência doméstica e, devido a isso, exige um cuidado maior e com horas de trabalho intensas e devido a isso, um período maior de horas de descanso. Com essa nova escala o servidor não tem o horário para o descanso devido” explicou Carmen Hefigênia.

“A nossa reclamação é que os servidores, não foram ouvidos sobre a situação que deveria ser decidida em coletivo com a categoria” reforçou.

Governo do Estado – A Folhaweb entrou em contato com o Governo do Estado sobre o assunto e aguarda o retorno.

Publicidade