Cotidiano

Agricultores exportarão mel para a Alemanha

Novo espaço 'Casa do Mel' fica localizado no Distrito Industrial

A Casa do Mel foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 19. A nova sede da ASA (Associação Setentrional de Apicultores) fica na rua Antonio Eudes Souza, 168, Distrito Industrial.

O secretário de Agricultura, Emerson Baú ressaltou que o espaço mais amplo vai permitir agilidade na industrialização do mel. O setor movimenta R$ 5 milhões ao ano.

Das 450 toneladas produzidas em 2020, 300 já foram vendidas para a Alemanha (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

 “É um setor estratégico, uma atividade que consegue integrar muitos produtores, estamos fazendo um trabalho de fortalecimento, desde o ano passado. Um trabalho de articulação gerando agregação de valor a sua produção” explicou.

A Casa será administrada de forma autônoma, produzindo mel para outros países. “O nosso mel já é exportado para outros estados do país, e temos grandes consumidores aqui mesmo no estado. Temos um bom número de exportação que pode trazer contratos mais firmes” relatou.

Qualidade do produto

Além do prédio, o Governo também presta apoio técnico com a Seapa e a Aderr na elaboração de projetos e no Selo de Inspeção Estadual, que atesta a qualidade e a origem do produto.

 O presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) falou sobre o trabalho prestado pela agência junto aos trabalhadores.

 “Nossa intenção nessa parceria é estar próximo ao produtor, fazendo com que ele siga as normas e faça as adequações da sua produção. Não é apenas fiscalizar, mas ensinar os produtores a agregar valor ao seu produto, conquistando novos mercados” esclareceu.

Leia mais: