Cotidiano

Agricultores recebem premiação por produtividade

Em sua segunda edição, o prêmio é um incentivo aos agricultores de Boa Vista

Os agricultores familiares dos projetos de assentamento Nova Amazônia e de comunidades indígenas receberam, nesta quarta-feira (19), os prêmios do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), que destacam os produtores que avançaram em 2019 com a produção agrícola, conhecimento, tecnologia, qualidade e assistência técnica no campo.

Nesta segunda edição, a premiação contemplou as categorias: milho, soja, feijão, batata-doce, melancia e melão. O PMDA Produtividade é uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista e foi criado com o objetivo de mostrar os bons resultados de produtividade das lavouras atendidas pelo Plano, bem como a produção indígena.

Seis agricultores familiares premiados como os primeiros colocados de cada categoria, incluindo três agricultores indígenas que foram destaques em suas comunidades, receberam um troféu e ganharam uma viagem nacional para uma feira de referência no agronegócio brasileiro. 

“Mais uma vez tivemos a premiação daqueles que produziram mais, do primeiro até o terceiro lugar, com o prêmio onde se vai para uma feira de agronegócio, importante no Brasil, para que tenham mais conhecimento e possam trazer para cá uma condição de produzir ainda mais”, frisou a prefeita Teresa Surita. 

Na categoria destaque Indígena os vencedores foram: Juvanildes Severino Rodrigues, da Comunidade Indígena de Campo Alegre, Luis Fagner de Oliveira, da Comunidade Indígena do Morcego e Valdemy da Silva, da Comunidade Indígena Serra da Moça.

Os agricultores serão acompanhados por uma comitiva da Secretaria Municipal de Agricultura em uma missão técnica para obter experiência e conhecimento acerca das tecnologias e equipamentos agrícolas mais avançados atualmente.

A agricultora indígena Juvanildes Severino Rodrigues sente-se muito contente de ter a oportunidade de viajar representando a sua comunidade em busca de conhecimento. “Agradeço muito a prefeita Teresa Surita pelo apoio a nós agricultores indígenas, antes plantávamos apenas macaxeira e hoje graças a este apoio, estamos produzindo melão, melancia, couve, berinjela entre outras culturas”, concluiu.